Cultura

Publicado: Quinta-feira, 20 de julho de 2017

"InterFoto Itu 2017" atrai grande público e supera expectativas

Evento teve exposições, workshops, palestras e outras ações.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br "InterFoto Itu 2017" atrai grande público e supera expectativas
Exposição "Janelas da Alma" trouxe o tema "Incluindo Olhares"

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O município de Itu sediou de 12 a 16 de julho, em diversos espaços, o “InterFoto Itu 2017”, que atraiu mais de 5 mil pessoas em suas diversas atividades, superando todas as expectativas dos organizadores.

No Museu Republicano "Convenção de Itu", que recebeu a exposição convocatória “Elos: Portas e Janelas de Itu”, passaram 1812 visitantes. Já no Museu da Energia, que tinha disponível as mostras dos fotógrafos da National Geographic e de Sergio Roberg, houve a visitação de 1600 pessoas.

Na Fábrica São Luiz, o principal espaço do festival e que sediou a várias exposições, dentre elas a de Araquém de Alcântara, e diversos workshops, o número de visitantes chegou a 2400. Entre os dias 13 e 16 foram impressas pelos participantes das diversas atividades realizadas neste espaço, 520 fotos. Os turistas que passaram pelo local ainda puderam se encantar com a exposição “Janelas da Alma”, que neste ano trouxe o tema “Incluindo Olhares”, com imagens feitas pela jornalista Renata Guarnieri que fotografou os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Itu).

Outro destaque de participações, foi o "Varal Fotográfico" realizado em parceria com o grupo de Fotógrafos Saltenses no dia 15 de julho, na Praça Padre Miguel, com 600 fotografias expostas.

Segundo Carlos Marien, organizador do Festival, todas atividades que constavam no programa do InterFoto aconteceram com lotação completa. “Todas as expectativas foram mais que satisfatórias. Todos eventos tiveram comparecimento de muitas pessoas, excedendo sempre o número de vagas. Tivemos momentos, que haviam aproximadamente 300 pessoas circulando pela Fábrica. Pelas ruas próximas, haviam fotógrafos com suas máquinas penduradas no pescoço. O Varal Fotográfico também foi mais uma vez fantástico”.

Questionado sobre a próxima edição, que ocorrerá em 2018, Marien falou que também tem boas expectativas e que o planejamento já está começando nos próximos dias. O “InterFoto Itu 2017” contou com 15 exposições, 3 workshops, 4 oficinas, palestras, projeções de imagens, Varal Fotográfico e caminhada fotográfica.

Comentários