Cultura

Publicado: Quinta-feira, 27 de junho de 2019

Interfoto 2019 tem importante participação da Fundação Marcos Amaro

Local receberá debates, caminhada fotográfica e lambe-lambe

Crédito: Hugo Curti Interfoto 2019 tem importante participação da Fundação Marcos Amaro
Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA)

O Festival Interfoto 2019 que ocorrerá nos dias 18 e 21 de julho, na centenária Fábrica São Luiz conta com a importante participação da FMA (Fundação Marcos Amaro) por meio do Museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA). O local receberá mesa de debates no dia 19/07, além de caminhada fotográfica e lambe-lambe.

Para a organização do Interfoto o apoio e participação de importante centro cultural e fomentador de arte no interior paulista é uma grande honra. “Somos gratos à FAMA por participar conosco! Esse que é um local de destaque e que tanto dá importância à arte da fotografia. Nesta edição 2019 do Interfoto receberemos na FAMA o fotógrafo Iatã Cannabrava através do Estúdio Madalena numa mesa de debates com o tema “Memória do Futuro”: a mesa será composta também por Angelo Manjabosco, Millard Schisler, e mediação de Ronaldo Entler, o objetivo é pensar a fotografia, a memória e preservação das imagens com o público presente”, declara o organizador do Interfoto, Carlos Marien.

E não podia ser diferente, atualmente 30% do museu Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu, é composto por fotos, acessíveis aos públicos mais diversos.

Para a Marcos Amaro, a participação mais intensa no festival atinge seu objetivo. “Nosso objetivo enquanto fundação e mecenato é incentivar a produção artística contemporânea, acessibilizar o acervo e produzir conteúdo crítico, a fim de documentar os (novos) caminhos da arte. Uma iniciativa assim abarca integralmente nossa missão, sobretudo tendo vista o importante instrumento de transformação social que são a fotografia e os museus, como a FAMA”.

Marcos explica que mais que obras, são pessoas que compõem um museu. “Movimentar a FAMA com um público diverso está entre nossos maiores desejos, dia após dia. A FAMA já nasceu como um órgão em contínua transformação: construída em meio às ruínas tombadas do século 19 que davam teto a uma fábrica de tecidos, a cada momento, uma nova possibilidade de espaço e de aproveitamento do terreno surge aos nossos olhos, e isso é pautado também por influência dos visitantes, que trazem consigo suas vivências, suas memórias, seus valores...”

Amaro completa que pessoas e iniciativas como essa do Interfoto lhes permite seguir transformando a FAMA e suas expectativas, prezando também a relevância enquanto instituição cultural.

“A cada ano o Interfoto ganha mais público, potência, estrutura e fidelidade, graças aos profissionais e instituições envolvidos. Fomos convidados a fazer parte desta história e esperamos que ela continue a ser um marco anual na programação cultural de Itu. Que esta sexta edição ajude a lapidar novos fotógrafos e amantes dessa arte política e potente — qualidades tão caras ao nosso momento histórico”, fala Raquel Fayad, diretora da FAMA.  

O festival 

O festival que este ano foi contemplado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo), além do patrocínio da Canon, Canson e Antares Imagens terá três eixos: técnico, artístico e temático.

As duas convocatórias para envio de imagens prosseguem até o final deste mês. A “Homos Urbanus” termina no dia 29/06 e a de Portólios foi prorrogada para o dia 26/06. 

Serviço:
Interfoto 2019
De 18 a 21 de Julho
Programação completa disponível em www.interfoto.com.br  

Comentários