Cultura

Publicado: Quinta-feira, 28 de junho de 2018

Interfoto 2018 será promovido de 19 a 22 de julho em Itu

Preservação de espécies e fotografia autoral serão temáticas

Crédito: ©João Marcos Rosa Interfoto 2018 será promovido de 19 a 22 de julho em Itu
Grandes nomes da fotografia de Aves do Brasil participarão do evento

De 19 a 22 de julho, o município de Itu sediará a 5ª edição do Festival de Fotografia Interfoto. Nesta versão, 2018, terá como temática a preservação de espécies e a fotografia criativa, que poderão ser vivenciadas através de três eixos: Fotografia de Natureza, Fotografia Autoral e Fotografia Técnica.

Grandes nomes da fotografia de Aves do Brasil e da Fotografia Autoral e Técnica participarão do evento, alguns com exposições, outros com palestras e oficinas. Estão confirmadas na programação, entre outras tantas, as exposições “Mulheres e Fotografia de Aves” (4 das mais atuantes fotógrafas de aves da atualidade no país), “Cristalino: Luz na Amazônia” do fotógrafo e biólogo João Paulo Krajewski (produtor do quadro “Domingão Aventura” – Domingão do Faustão).

Também em destaque a exposição de fotos do livro “Jardins da Arara de Lear” de autoria do fotógrafo da National Geographic, João Marcos Rosa e do jornalista Gustavo Nolasco. A obra registrada no sertão da Bahia conta a história das mulheres e homens sertanejos, na luta pela preservação da arara-azul-de-lear, que virou um projeto. Este projeto contribui com soluções para garantir a conservação da base alimentar da Arara-Azul-de-Lear (Anodorhynchus leari ) através da manutenção e ampliação da disponibilidade de Palmeiras Licuri (Syagrus coronata) na região de ocorrência das Araras, aplicando modelos de desenvolvimento sustentável.

Programação variada

“Mantendo-se fiel à missão de promover a integração do público com a fotografia e suas modalidades, através de atividades gratuitas, o festival terá atividades no Espaço Fábrica São Luiz, Museu da Energia de Itu, Casa da Praça, praças localizadas no Centro Histórico de Itu e também na Fundação Marcos Amaro”, conta o coordenador do Festival Carlos Marien.

No eixo de fotografia criativa a seleção é do curador Marcos Varanda, com a mostra de obras de nomes consagrados e novos talentos.

Haverá atividades para todos os gostos e idades: Caminhadas Fotográficas, colagens de lambe lambe, Varal Fotográfico , impressão de fotografias durante o evento, área de lazer, livraria, sorteio de câmera fotográfica, lançamento de livros, oficinas de processos de impressão alternativos, de fotografia de Casamento, entre outras oficinas. Tudo isso, além de palestras com Alexandre Keese, Armando Prado, Clício Barroso, Sergio Jorge, Carlos Nascimento, Marina Maeda, Marco Araújo, José Pedroza, João Paulo Krajewski, Carlos Rincón, Rodrigo Zugaib, Hugo Curti, Yuri Messas, entre outros profissionais.

Mobgraphia

A primeira atividade que será promovida terá cunho social. Trata-se de uma oficina de Mobgrafia (fotografia de celular), com o fotógrafo Ricardo Rojas que acontecerá no sábado, dia 30 de junho, das 9h às 12h, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Frei Alípio, no Bairro Cidade Nova. Esta ação é voltada para moradores que residem no referido bairro. Seu resultado será exposto durante os dias do Interfoto.

Interessados em participar, deverão inscrever-se diretamente no CRAS ou pelo e-mail marien@weprint.com.br com nome, telefone, idade e endereço. Esta atividade é realizada em parceria com a Prefeitura de Itu.

Informações

Outras informações assim como a programação completa pode ser conferida no site www.interfoto.com.br, no Facebook e Instagram do festival.

Comentários