Cultura

Publicado: Segunda-feira, 7 de abril de 2014

Instrumentos históricos serão utilizados na Semana Santa de Itu

Harmônios fazem parte do acervo de igrejas e museu.

Crédito: Acervo - Igreja Matriz de Itu Instrumentos históricos serão utilizados na Semana Santa de Itu
Harmônio Debain, déc. 1870

Durante a Semana Santa de Itu, alguns instrumentos musicais históricos serão utilizados para acompanhar o Coral Vozes de Itu durante as tradicionais cerimônias católicas.

Parte significativa do patrimônio cultural ituano, os instrumentos chamados harmônios (no século XIX eram chamados pelo nome em latim – harmonium) são contemporâneos a compositores como Elias Lobo (1834 – 1901) e Tristão Mariano da Costa (1846 – 1908), que escreveram música sacra para coro acompanhado desses exemplares. As igrejas de Itu guardam harmônios produzidos na Europa e transferidos para cá por encomenda do clero e das Irmandades, no século XIX.

Os exemplares ituanos revelam o requinte cultural da música na liturgia católica da segunda metade do século XIX. O mais antigo dos harmônios em uso, em Itu, foi produzido pelo próprio inventor do instrumento – Alexandre-François Debain (1806 – 1877), em Paris, na década de 1870, pelo Vigário Padre Miguel Corrêa Pacheco. Está localizado no Coro da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária. Passou por limpeza e ajustes para funcionamento e será utilizado durante a cerimônia da Adoração da Cruz e das Sete Dores de Maria, na Sexta-feira Santa à tarde.

Já na Igreja do Bom Jesus será utilizado o harmônio da marca Alexandre Père e fils., fabricação também francesa fundada por Aaron Jacob Alexander e seu filho Eduard. O exemplar ituano foi adquirido pelo Padre Bartolomeu Taddei na década de 1890 e foi o principal instrumento que acompanhou o Coro do Bom Jesus durante sua trajetória. Apesar de ter sua caixa original substituída, esse harmônio manteve seu mecanismo original e está em plenas condições de funcionamento. Será utilizado durante o Sermão das Sete Palavras, na Sexta-feira Santa, pela manhã, preservando a mesma sonoridade ouvida na execução das tradicionais músicas desde o final do século XIX.

Já na Igreja do Carmo, durante o Ofício de Trevas, serão utilizados dois instrumentos, um da fabricação alemã M. Hohner, adquirido pela Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em São Paulo e transferido para Itu na década de 1970, de coleção particular. Foi completamente restaurado em 2013 e terá sua primeira apresentação durante a cerimônia, acompanhando o Coral Vozes de Itu. Já o cantochão, executado pela Ordem Terceira e Congregação Mariana do Carmo será acompanhado por um exemplar de harmônios de fabricação nacional – marca Bonn, do Rio Grande do Sul, da década de 1940, que pertence ao Museu da Música – Itu.

Os harmônios históricos serão tocados pelo pianista Giancarlo Staffetti, da UNICAMP, atual instrumentista acompanhante do Coral Vozes de Itu, e estão sob manutenção do técnico Rodrigo Cristofoletti, da Eureka. A supervisão é do Museu da Música – Itu.

Comentários