Cultura

Publicado: Segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Inscrições para oficina gratuita de teatro em Itu estão abertas

Ao todo são 20 vagas para maiores de 16 anos.

Crédito: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu Inscrições para oficina gratuita de teatro em Itu estão abertas
Oficina acontece na Casa da Praça

A Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura (Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo), realiza a oficina gratuita “Dramaturgia a partir do Improviso”, idealizada pelo ator e diretor Carlos Rosa.

A oficina busca estimular jovens artistas e interessados na linguagem teatral a criar suas próprias histórias, esquetes, quadros musicais, cômicos ou poéticos, usando do improviso como ferramenta de criação e experimentação. A partir da colagem, criar um espetáculo que possa ser apresentado em teatros ou locais alternativos.

As aulas são para maiores de 16 anos e ocorrem nos dias 23 e 30 de agosto e também no dia 5 de setembro, das 18h30 às 22h30, na Casa da Praça. Ao todo são 20 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo site da Prefeitura de Itu (www.itu.sp.gov.br/inscricaoteatro), na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Itu 400 Anos, 111, Itu Novo Centro ou ainda na Casa da Praça, na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro.

Carlos Rosa

O ator e diretor, Carlos Rosa iniciou no teatro em 1989 e já participou de mais de 20 espetáculos como ator, diretor e dramaturgo. Foi indicado como melhor ator em festivais nacionais pelo espetáculo “Maria Peregrina”, de Luís Alberto de Abreu, direção de Cláudio Mendel, com a Cia Teatro da Cidade e como melhor diretor pelo espetáculo “Cabaret Del Rinoceronte” do grupo Teatro do Rinoceronte.

Em 2004 adaptou e dirigiu o espetáculo “A Noite das Mal Dormidas”, de Neils Petersen, que foi eleito o melhor espetáculo do 20º Festivale pelo júri popular. Escreveu também o texto “Projeto Casa Verde” (2013), uma adaptação de “O Alienista”, de Machado de Assis, para o grupo Laboratório Teatro Químico, espetáculo dirigido por Fernando Rodrigues. Escreveu e dirigiu os espetáculos “Marombo, o Rei da Folia” (2013), “A Moça Misteriosa” (2013) e “Auto do Piraquara” (2014), para o grupo Piraquara, e “As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes” (2015), para o grupo Janela Mágica. Recentemente adaptou e dirigiu o texto “Maroscas” (2016), baseado na obra de Anton Tchekhov, para o grupo Teatro do Rinoceronte.

Comentários