Cultura

Publicado: Quarta-feira, 28 de junho de 2017

"Incluindo Olhares" é tema da exposição "Janelas da Alma" do InterFoto

Renata Guarnieri captou imagens de alunos da APAE de Itu.

Crédito: Renata Guarnieri "Incluindo Olhares" é tema da exposição "Janelas da Alma" do InterFoto
Ao todo serão 42 fotografias expostas

Uma das exposições mais aguardadas do InterFoto deste ano, conhecida como “Janelas da Alma” traz o tema “Incluindo Olhares” com imagens feitas pela jornalista Renata Guarnieri que fotografou os alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Itu).

Ao todo serão 42 fotografias expostas nas janelas do prédio que abrigou a Fábrica São Luiz. As fotos foram realizadas em um único dia, durante as festas de encerramento do ano letivo de 2016.

“Fiquei muito honrada pelo convite, afinal é a exposição que está antes mesmo dos visitantes entrarem no Espaço Fábrica São Luiz, pois está nas janelas do exterior do prédio. É uma grande responsabilidade, principalmente participando com fotógrafos renomados”, conta Renata.

Ela participa deste a primeira edição do Festival ajudando na divulgação, prestigiando palestras, exposições e saídas fotográficas e recebeu o convite no ano passado pela coordenadoria da última edição incluindo tema e sugestão de serem retratos dos frequentadores da instituição.

“O tema sugere para que, quem passe pela rua ou vá para a exposição, preste a atenção nos olhares alegres, sinceros e inocentes dos alunos. Que vejam que eles merecem atenção, cuidado e que devem fazer parte do dia a dia da sociedade”, explica.

Renata complementa que suas fotos buscam que o visitante compreenda que a inclusão pode ser um caminho enriquecedor, transformando a vida dos alunos, abrindo novas oportunidades e superando os limites dos preconceitos.

O Festival

Em sua 4ª edição, o InterFoto Itu 2017 será realizado de 12 a 16 de julho, em Itu, e acontecerá nos seguintes espaços: Fábrica São Luiz, Museu Republicano "Convenção de Itu", Museu da Energia e Praça Padre Miguel.

Além das exposições, o evento contará com um varal de fotos organizado pelo grupo Fotógrafos Saltenses e também com outros workshops, todos relacionados à fotografia. Estes serão gratuitos.

Serviço: 
InterFoto 2017
De 12 a 16 de Julho
Programação completa disponível em www.interfotoitu.com.br

• Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu/SP
• Museu da Energia, das 10h às 17h
Rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu/SP
• Museu Republicano Convenção de Itu, das 10h às 17h
Rua Barão do Itaim, 67 – Centro – Itu/SP
• Chácara do Rosário
Rod. Convenção Republicana, s/n – Canjica – Itu/SP

Comentários