Cultura

Publicado: Quinta-feira, 30 de julho de 2015

Igreja do Carmo recebe vencedores do VI Concurso de Música Barroca

Concerto acontece dia 8 de agosto, às 19h30.

Igreja do Carmo recebe vencedores do VI Concurso de Música Barroca
Concerto de música barroca ocorre em Itu

A Associação Cultural Ruspoli, em parceria com o Cultura Artística e com a Biblioteca Mário de Andrade, apresenta no Brasil os vencedores do VI Concurso de Música Barroca Príncipe Francesco Maria Ruspoli, na Primeira Itinerância musical que será dedicada ao “Violino - o príncipe dos instrumentos”.

Na ocasião serão realizados concertos e palestras, além do lançamento da II edição do Prêmio de Estudos Musicológicos Euro-Latino-Americanos Príncipe Francesco Maria Ruspoli 2016.

Entre as cidades escolhidas para as apresentações está Itu, que receberá no dia 8 de agosto (sábado), às 19h30, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, o concerto "Sonate" - Música para violino solo e trio do século XVIII. A apresentação será de Amandine Solano (França) e Alexey Fokin (Rússia), com a participação especial do cravista Nicolau Figuereido (Brasil) e introdução ao barroco musical por Giorgio Monari. Serão executadas obras de Corelli, Händel, Leclair, Herrando.

A programação inclui outros três belos concertos no Museu da Música de Mariana (MG), na Biblioteca Mário de Andrade (SP) e no auditório do MASP (SP).

O Prêmio

O Prêmio Internacional de Música Barroca Príncipe Francesco Maria Ruspoli é realizado anualmente e dedicado aos jovens. O concurso apresenta duas seções, música barroca, intercalando canto e instrumento, e estudos musicológicos, publicando os melhores ensaios na “Miscellanea Ruspoli”.

Em 2014, o concurso foi dedicado ao violino, ‘príncipe dos instrumentos’ do século XVIII, e o programa selecionou os maiores repertórios dessa época como as sonatas op. V de Corelli (Roma 1700), autores italianos do século XVII e franceses do século XVIII. As sonatas e partitas de Bach, Händel e mais uma tocata inédita do espanhol Herrando fazem parte do repertório.

O júri elegeu a vencedora, Amandine Solano, que brilhou por sua maturidade musical, e nomeou Alexey Fokin por suas qualidades técnicas e artísticas.

Serviço:
Concerto de Amandine Solano e A lexey Fokin - participação especial do cravista Nicolau Figuereido
Data: 8 de agosto (sábado)
Horário: 19h30
Local: Igreja do Carmo - Praça da Independência - Centro - Itu/SP.
Entrada gratuita
Mais informações: www.associacaoruspoli.com.br

Comentários