Cultura

Publicado: Terça-feira, 21 de outubro de 2014

I Oficina de Canto Litúrgico Católico será realizada em Itu

Iniciativa é do Museu da Música - Itu e Paróquia Candelária.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br I Oficina de Canto Litúrgico Católico será realizada em Itu
Canto Litúrgico em Itu

Nos dias 25 e 26 de outubro, sábado e domingo respectivamente, o Museu da Música - Itu e a Paróquia Nossa Senhora da Candelária realizarão a I Oficina de Canto Litúrgico católico. O objetivo do encontro é instrumentalizar seus participantes às primeiras noções sobre a música sacra, a fim de qualificar o canto litúrgico realizado nas paróquias de Itu.

A oficina, que terá quatro horas de duração (sábado das 14 às 18h ou domingo das 8 às 12h) será realizada nas dependências da Igreja do Bom Jesus, que traz longa tradição de produção e reprodução de música litúrgica, remontando pelo menos duzentos anos de atividade.

O curso trará primeiras noções de leitura musical, respiração, entonação vocal, repertório, instrumentos, além de formação sobre o papel da música na liturgia. Será oferecido certificado de participação a todos os presentes.

O Museu da Música buscou parceria na Paróquia Candelária, para a realização da oficina, a fim de divulgar a linguagem musical religiosa, já que seu acervo preserva grande quantidade de obras do gênero, muitas produzidas em Itu.

Os responsáveis pelo evento acreditam que a oficina abrirá portas para novas iniciativas e talvez uma formação continuada. O encontro será dirigido pelo Prof. Felipe Boni e tem direção artística do Maestro Luís Roberto de Francisco. A direção religiosa é do Pe. Francisco Carlos Caseiro Rossi, Pároco da Paróquia Nossa Senhora Candelária.
Cerca de setenta pessoas estão inscritas para o encontro, entre elas, pessoas com experiência na atividade musical e gente interessada em ampliar seu envolvimento com a música sacra.

A I Oficina de Canto Litúrgico de Itu é gratuita e contará com participantes das dez paróquias da cidade, onde foi amplamente divulgada, além de todas as comunidades.

Comentários