Cultura

Publicado: Quinta-feira, 1 de março de 2012

Grupo "Gafieira Instrumental Paulistana" se apresenta em Itu

Sambas de Noel Rosa fazem parte do repertório do GIP.

Grupo "Gafieira Instrumental Paulistana" se apresenta em Itu
O grupo tem como proposta fazer música instrumental com sotaque genuinamente brasileiro

O Projeto “Tom Natural” traz para a cidade de Itu o show do grupo “Gafieira Instrumental Paulistana”. A atração acontecerá na noite de 03 de março (sábado), a partir das 20 horas, na praça da Independência (Largo do Carmo).

Unindo músicos que vem de uma formação musical com base na música instrumental como o jazz e o choro, o “GIP” é formado por Alexander de Souza (saxofone), Fernando da Silva “Mumu” (trombone), Filipe Dourado (cavaquinho), Marcelo Candido (violão de 7 cordas), Hugo Cardoso (contrabaixo), Rafael Chieffi e Luiz Gustavo Diez “Tchuck“ (percussão).

O grupo tem como proposta fazer música instrumental com sotaque genuinamente brasileiro para que o público possa dançar e cantarolar as melodias a partir de sua identificação com o repertório, ao mesmo tempo proporcionando aos músicos usufruírem de elementos próprios da música instrumental como a improvisação e a criação coletiva.

O Show

O show consiste em uma apresentação de música instrumental brasileira dançante com o objetivo de resgatar, através de uma leitura moderna, o melhor do reduto das gafieiras, mantendo a essência, irreverência, a expressividade, e o requinte musical próprios do gênero.

Com arranjos elaborados pelo grupo o repertório vai dos sambas de Noel Rosa, Ismael Silva, Ary Barroso, Paulinho da Viola, Adoniram Barbosa, passando pelos maxixes de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha e Bonfiglio de Oliveira, até o samba-côco de Jackson do Pandeiro e o baião de Luiz Gonzaga, incluindo melodias como “Tiro ao Álvaro”, “Sebastiana”, “Se você jurar”, “Pecado capital”, “No rancho Fundo”, dentre outras.

Comentários