Cultura

Publicado: Quarta-feira, 12 de junho de 2019

Fundação Marcos Amaro promove atividades sobre a obra de Leda Catunda

Programação é gratuita e voltada a um público diverso.

Crédito: Victoria Siqueira Fundação Marcos Amaro promove atividades sobre a obra de Leda Catunda
Curso mediadores

A fim de aproximar o público dos nomes que ajudaram a edificar a história da arte brasileira, a Fundação Marcos Amaro (FMA) - instituição sediada na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu, no interior do estado de São Paulo - promove, em junho, uma série de atividades gratuitas. Os encontros acontecem nos dias 15 e 17 de junho e contemplam os Programas Públicos da Oficina Educativa, cujo objetivo é trazer encontros e debates sobre arte e cultura para um público diverso, de diferentes idades.

No dia 15, a Fundação recebe Leda Catunda para uma roda de conversa. Nela, a artista parte de sua obra A Cachoeira (1985) - tela que integra a exposição Utopia de colecionar o pluralismo da arte, curada por Ricardo Resende, em cartaz na FAMA - para abrir um diálogo sobre seu processo de produção e percurso poético. O encontro Na roda da FAMA acontece às 10h30 e corresponde a uma das ações da Oficina Educativa no espaço.

No mesmo dia, às 14h, há também Amarra.Fia.Corpo.Torce | Arte Contemporânea, oficina que pertence ao projeto Faminha, e é direcionada ao público infantil. Ainda com base no trabalho de Catunda, a artista e educadora Maíra Valente estimula, de modo lúdico, crianças e familiares a experimentarem proposições poéticas a partir do corpo e da materialidade, usando diferentes tipos de fios, tecidos, torções e amarrações para criar objetos ou situações.

Na segunda-feira, 17, às 10h, acontece o Encontro dos mediadores: "Concretismo e Neoconcretismo no Brasil – agentes e agenciamentos", com a jornalista Tatiane Gonçales. A atividade aborda as principais características do Concretismo e Neoconcretismo no Brasil, além de suas influências na transição da arte moderna para a contemporânea. Para participar, é necessário se inscrever até o dia 16 através do formulário (link aqui).

Sobre Leda Catunda

Leda Catunda (1961) nasceu em São Paulo e atualmente vive e trabalha na cidade. Entre suas exposições individuais, destacam-se as mostras I love you baby, no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo/SP, 2016); Seleção de obras de 1985 a 2015, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza/CE, 2015); Pinturas Recentes, no Museu Oscar Niemeyer (Curitiba, 2013), que itinerou também para o MAM Rio (Rio de Janeiro, 2013) e Leda Catunda: 1983-2008, mostra retrospectiva realizada na Estação Pinacoteca (São Paulo, 2009). Uma das expoentes da chamada Geração 80, a artista esteve nas antológicas Como Vai Você, Geração 80?, Parque Lage (Rio de Janeiro, 1984); e Pintura como Meio, MAC-USP (São Paulo, 1983). Sua carreira inclui ainda participações em três Bienais de São Paulo (1994, 1985 e 1983), além da Bienal do Mercosul (Porto Alegre, 2001) e da Bienal de Havana (Cuba, 1984). Sua obra está presente em diversas coleções públicas, como o Instituto Inhotim (Brumadinho/MG); MAM Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ); Fundação ARCO (Madrid, Espanha); Stedelijk Museum (Amsterdã, Holanda); Pinacoteca do Estado (São Paulo/SP); MAC-USP (São Paulo/SP); MASP (São Paulo/SP) e MAM (São Paulo/SP).

Sobre Maíra Valente

Maíra Vaz Valente é natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo. É artista, educadora e pesquisadora licenciada em Artes Visuais na ECA-USP (2009), com pós-graduação (lato sensu) em Estudos Brasileiros pela FESPSP (2018). Sua produção poética se dá a partir do interesse no campo da performance arte com desdobramentos para questões fundamentais da participação e do encontro. Em 2007 fundou e coordenou até 2012 o grupo de estudos Núcleo Aberto de Performance (NAP), de 2015 a 2016 integrou a plataforma de trabalho La Plataformance. Em 2017 passa a colaborar com o a proposta #p.ARTE (p-arte.org) em Curitiba, tornando-se co-diretora em 2019. Como pesquisadora independente integra o grupo de crítica do Centro Cultural São Paulo desde (2018 e, pela mesma instituição foi contemplada pelo I. Prêmio Pesquisador (2010) com "Inter(In)venção: as intervenções urbanas a partir de práticas performativas na cidade de São Paulo entre as décadas de1970 e 80". Atualmente debruça-se sobre as possibilidades de escrita para uma historiografia da performance arte no Brasil. Desde 2006 também participa de mostras nacionais e internacionais entre estas estão Festival Performe-se em Vitória (2017); III MIP em BH/MG (2016), Mostra Corpus Urbis II em Macapá/AP (2016), Convergência em Palmas/TO (2013), Bienal de Curitiba em 2013, Performance Arte Brasil no MAM/Rio de Janeiro (2010) e HORASPerdidas em Monterrey/México. Também em 2006 iniciou sua trajetória como artemeducadora em algumas instituições como SESCs, Paço das Artes, ItaúCultural e MAB(FAAP), e há dois anos soma à esta experiência o ensino formal na rede particular e no projeto de escola livre EMIA-Aron Feldman em Santo André. É autora de diversas oficinas que enfocam tanto o ensino da performance arte, quanto abordagem do corpo e a arte contemporânea para o público infantil.

Sobre Tatiana Gonçales

Tatiana Gonçales (1975) formou-se em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) em 1998. Foi Sócia-diretora da Activa Comunicação até 2003, onde atuou como assessora de imprensa, gerenciando projetos para clientes como Cidade Internet e Senac São Paulo. Em 2004, mudou-se para Londres, Inglaterra, onde permaneceu por sete anos. Lá, trabalhou na área de comunicação para o Science Museum e Handel House Museum. Foi também durante sua estadia por lá que realizou pós-graduação na Birkbeck University (Certificate/Diploma), em História da Arte. Voltou ao Brasil em 2010, quando passou a trabalhar como assessora de imprensa e produtora editorial na Luciana Brito Galeria, em São Paulo. Atuou ainda como Communications and Events Manager na sede da galeria inglesa no Brasil White Cube, produzindo eventos e coordenando o departamento de comunicação da galeria (assessoria de imprensa e produção editorial). Em 2016, ingressou no time da galeria Fortes D'Aloia & Gabriel (antiga Fortes Vilaça), trabalhando como Gerente de Comunicação e Relações Institucionais. Paralelamente, cursou pós-graduação/Mestrado em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, sob a linha de pesquisa Artes, Política e Filosofia. Atualmente, atua como coordenadora de comunicação e relações institucionais da Galeria Leme, em São Paulo, além de pesquisadora da Fundação Marcos Amaro.


Serviço:
Programação FAMA | Junho 2019
Na Roda da FAMA com Leda Catunda
Data: 15 de junho, sábado, das 10h30 às 11h30
Local: Fábrica de Arte Marcos Amaro - Sala Rolim Amaro
Atividade gratuita e sem necessidade de inscrição.

FAMINHA | "Amarra.Fia.Corpo.Torce | Arte Contemporânea", com Maíra Vaz Valente
Data: 15 de junho, sábado, das 14h às 15h
Local: Fábrica de Arte Marcos Amaro - Sala Rolim Amaro
Atividade gratuita e sem necessidade de inscrição.

Encontro dos mediadores: "Concretismo e Neoconcretismo no Brasil – agentes e agenciamentos", com Tatiana Gonçales
Data: 17 de junho, segunda-feira, das 10h às 12h
Local: Fábrica de Arte Marcos Amaro
Inscrições até dia 16 de junho pelo link: forms.gle/n6qQjQrQymVPCYBh7
Endereço FAMA: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu/SP

Comentários