Cultura

Publicado: Quinta-feira, 22 de junho de 2017

Fotógrafos do National Geographic Brasil participam do "Interfoto Itu"

Érico Hiller e João Marcos Rosa trarão mostra ao evento.

Crédito: João Marcos Fotógrafos do National Geographic Brasil participam do "Interfoto Itu"
Dentre as imagens da exposição, estará a harpia carregando um tatu

Além dos vários nomes já divulgados que irão expor seus belíssimos trabalhos no “InterFoto Itu 2017”, que será promovido de 12 a 16 de julho em Itu, dois novos fotógrafos foram confirmados nos últimos dias: Érico Hiller e João Marcos Rosa, ambos do National Geographic Brasil.

Érico e João Marcos, que usam a fotografia como ferramenta para tentar mudar a realidade de ameaça que algumas espécies sofrem, trarão ao evento a mostra “National Geographic: Caminhos para Conservação”, composta por dois de seus mais reconhecidos documentários (“Harpia” e “Jornada do Rinoceronte”).

A exposição terá 26 imagens e transportará os visitantes para o universo em que vivem estas espécies, mostrando a beleza e fragilidade em que estão inseridas. Dentre elas estará a foto de uma harpia carregando um tatu, uma das imagens que segundo João Marcos, é uma das imagens que retrata o seu trabalho. “Para conseguir produzi-la, foram 8 anos de envolvimento com a espécie. Todo o conhecimento que absorvi nesse tempo, com os pesquisadores, com os ribeirinhos e com as minhas milhares de horas de observação da espécie, me fizeram apto a estar pronto para captar esse momento”, disse.

João conta que trabalhou toda sua carreira produzindo documentários fotográficos sobre espécies da fauna brasileira, e durante os últimos dois anos dedica-se a explorar um pouco mais da América do Sul. E adianta “Meu próximo projeto será contar a história do urso-de-óculos, habitante ilustre da Cordilheira dos Andes”.

Érico e João Marcos tem uma longa experiência e importantes trabalhos. Prêmios nacionais e internacionais também compõe os currículos. Érico inclusive ministra workshops, palestras pelo mundo todo e recentemente passou a produzir documentários customizados para empresas e ONG’s.

A dupla realizará também no dia 13 de julho, às 19h, a palestra “Fotografia e Conservação”, no Centro de Estudos do Museu Republicano, quando irão conversar sobre a importância da fotografia como instrumento de proteção e desenvolvimento do conhecimento sobre o meio ambiente.

Outras mostras – Irão expor durante o Festival os seguintes fotógrafos: Araquém Alcântara, Bella Tozini, Filipe Britto, Paula Pedrosa, Renata Guarnieri, Hélio Nobre, José Rosael, Sérgio Roberg, Ana Almeida, Paulo Kawall, Bulb f22, Ana Angélica Costa e alunos do EMEJA Profa. Maria da Glória Amirat. Haverá ainda duas exposições que contarão com trabalhos selecionados pelas convocatórias “Portas e Janelas de Itu” e “Do outro lado”.

O Festival – Em sua 4ª edição, o InterFoto Itu 2017 será realizado de 12 a 16 de julho, em Itu, município localizado no interior paulista, e acontecerá nos seguintes espaços: Fábrica São Luiz, Museu Republicano "Convenção de Itu", Museu da Energia e Praça Padre Miguel.

Além das exposições, o evento contará com um varal de fotos organizado pelo grupo Fotógrafos Saltenses e também com workshops, todos relacionados a fotografia. A programação completa está disponível em www.interfotoitu.com.br. Apenas o workshop “Foto Falada: Diálogos com Araquém Alcântara”, que será promovido nos dias 15 e 16 de julho, na Chácara do Rosário, é pago.

Serviço:
InterFoto 2017
De 12 a 16 de Julho
• Espaço Fábrica São Luiz
Rua Paula Souza, 492 – Centro – Itu/SP
• Museu da Energia, das 10h às 17h
Rua Paula Souza, 669 – Centro – Itu/SP – (11) 4022-6832
• Museu Republicano Convenção de Itu, das 10h às 17h
Rua Barão do Itaim, 67 – Centro – Itu/SP – (11) 4023-0240
• Chácara do Rosário
Rod. Convenção Republicana, s/n – Canjica – Itu/SP

Comentários