Cultura

Publicado: Quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Festival "InterFoto Itu 2016" traz oficinas, palestras e exposições

Diversas atividades ocorrem no Espaço Fábrica São Luiz.

Crédito: Vitória Caleffo/Itu.com.br Festival "InterFoto Itu 2016" traz oficinas, palestras e exposições
Exposição com entrada gratuita no Espaço Fábrica São Luiz

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Em sua terceira edição, o Festival "InterFoto Itu 2016" traz em sua programação oficinas, palestras e exposições com o tema "A fotografia ainda pode nos fascinar". O evento teve início no dia 17 e segue até 21 de agosto, gratuitamente, no Espaço Fábrica São Luiz.

O evento é idealizado por Flávio Torres que é fotojornalista, editor da Revista Terrão e diretor de comunicação da ARFOC-SP.

Como uma atração de destaque no evento, a ARFOC-SP é representada pela exposição Fotoretrospectiva 2015, com um total de 80 fotos capturadas pelo olhar de 59 profissionais. "A Retrospectiva é uma das exposições mais procuradas e é, com certeza, o cartão de visitas do Festival", comenta Flávio.

Entre as novidades da edição, está a parceria com a Fundação Marcos Amaro, que traz a exposição "O Acervo da Fundação Marcos Amaro", com imagens que fazem parte das linguagens inseridas no universo da arte; foram escolhidas obras dentro do acervo da Fundação.

A programação conta com palestras e oficinas que acontecem durante todos os dias do evento. Entre os palestrantes está Toni Pires, que contará sobre suas aventuras pessoais pelo mundo e o encantamento de conhecer histórias de povos e culturas. Ivam Granbek levará a fotografia culinária como tema, ao contar sobre os detalhes da produção e o que acontece entre o meio real e a simulação. O professor e fotógrafo Luciano Costa vai colocar em pauta a fotografia urbana e suas abordagens modernas, relevando ideias de produtores e influências, como o casal Bernd e Hilla Becher.

Erivam de Oliveira vai apresentar um Web Documentário sobre uma viagem às margens do Rio Doce, realizado pela jornalista e ex-aluna da ESPM Bárbara Souza, pelo Professor Silvio Henrique Barbosa e pelo Repórter Fotográfico Erivam de Oliveira. "Fizemos um brincadeira com o tempo do trabalho 'Três jornalistas (69 anos e 10 meses de profissão), três mil quilômetros de estrada, seis dias de viagem, onze cidades e distritos, quatro rios, quatro estados… Nossa missão? Percorrer a trilha de destruição deixada pelo vazamento da barragem de lama da mineradora Samarco' ", conta Erivam.

Haverá também as exposições "O Retrato", conjunto de obras de 52 fotógrafos, cedida pelo Foto em Pauta, com a curadoria de Juan Esteves, Madu Dorela e Miguel Aun; "Faz-se em Cores", do artista Alessandro Celante, consolidada a partir do projeto "Máscaras Impermanentes", "Rosários Pretos", projeto elaborado a partir da fé e devoção do fotógrafo à Santa dos Homens Pretos entre outras.

Só no ano passado, o festival atraiu cerca de 1.500 pessoas em cinco dias de evento, entre profissionais, estudantes e apaixonados por fotografia. O papel é ampliar o diálogo entre produção fotográfica e os polos mais afastados da região central, o interior paulista. "É importante para Itu por ser o único evento ligado ao turismo da cidade, e também para a região de Sorocaba, por ser um centro de encontros e de conhecimento da Fotografia", finaliza Flávio.

Serviço:
"Festival InterFoto Itu 2016"
Local: Espaço Fábrica São Luiz
Endereço: Rua Paula Souza, nº 492, no Centro - Itu/SP
Data: de 17 a 21 de agosto
Entrada: Gratuita

Comentários