Cultura

Publicado: Segunda-feira, 10 de julho de 2017

Festival de Artes: "O Peregrino" é apresentado pelo Coral Vozes de Itu

Evento ocorreu na Igreja do Bom Jesus.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Festival de Artes: "O Peregrino" é apresentado pelo Coral Vozes de Itu
Coral Vozes de Itu na Igreja do Bom Jesus

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Na segunda noite do 24º Festival de Artes de Itu, 8 de julho, o Coral Vozes de Itu realizou a apresentação "O Peregrino". A performance reuniu bom público na Igreja do Bom Jesus.

Os presentes puderam apreciar um importante repertório para a história da música ocidental, o Livro Vermelho da Abadia de Montserrat, música da Baixa Idade Média um códice de 1399, que reuniu músicas cantadas na famosa igreja, próxima a Barcelona, por peregrinos, durante a Idade Média. Além das peças do Livro, o Coral apresentou outras obras congêneres, relacionadas com o centro de peregrinação espanhol e seu reflexo no Brasil. O repertório da apresentação foi levantado pelo Museu da Música – Itu, que contou com apoio de pesquisadores como os Profs. Thaís Veiga Borges e Evandro Antonio Correia, especialistas em música medieval.

A bela apresentação teve ainda a participação de músicos como a percussionista Yara Oliveira, o oboísta Gilmar de Campos e o regente do grupo, Luís Roberto de Francisco. O repertório foi conduzido em diálogo com um texto da autobiografia de um dos grandes místicos do Catolicismo, que foi peregrino na Abadia de Montserrat, Santo Inácio de Loyola. A interpretação ficou à cargo do ator Thiago Nastre.



O festival

O primeiro final de semana também contou com diversas atrações como teatro, Folia de Reis, banda e coral. Acompanhe abaixo as demais atividades oferecidas gratuitamente pelo Festival de Artes que segue até o dia 23 de julho com dezenas de atrações. Confira programação completa: https://goo.gl/YcNUft

Comentários