Cultura

Publicado: Segunda-feira, 6 de julho de 2015

Festival de Artes leva Cortejo do Maracatu ao eixo histórico de Itu

Grupo "Em Cena" apresentou o ritmo no último sábado.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Festival de Artes leva Cortejo do Maracatu ao eixo histórico de Itu
Cortejo do Maracatu encantou o público que transitava pelo eixo histórico de Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Um ritmo afro-brasileiro contagiou quem passava pelo eixo histórico de Itu na manhã do último sábado, dia 4 de julho. A primeira atração do XXII Festival de Artes, o Cortejo do Maracatu, foi apresentada pelo grupo ituano “Em Cena Produções Artísticas” e agradou o público, que parou para fotografar e prestigiar os artistas.

A apresentação começou na Fábrica São Luiz e seguiu até a Praça Padre Miguel (Matriz), passando pela Rua Paula Souza. Ao longo do caminho, os populares se aglomeravam em volta do grupo, surpresos e admirados com a desenvoltura das dançarinas e o batuque dos tambores.

À frente do cortejo estavam o Rei e a Rainha, acompanhados pela dama de paço, que carregava a calunga (uma boneca que simboliza a rainha negra), e pelo vassalo, que empunhava o guarda-sol que protegia os reis. Além deles, o cortejo contava com as baianas, os batuqueiros e o porta-estandarte.

“O maracatu é uma cultura afro-brasileira. Na verdade era um instrumento musical e aí os negros começaram a dançar através dele, e acabou tornando a dança maracatu”, explica a atriz Vanessa dos Santos Silva, do grupo “Em Cena”, que também irá apresentar histórias de cordel no Museu da Energia na sexta-feira, dia 10 de julho.

O XXII Festival de Artes de Itu prossegue até o dia 19 de julho com diversas atrações culturais gratuitas. As apresentações se concentram na Fábrica São Luiz. Confira toda a programação aqui.

Comentários