Cultura

Publicado: Quinta-feira, 8 de novembro de 2018

FAMA inaugura três salas e expande mostra em Itu

Novos espaços exibem trabalhos de nomes em ascensão.

Crédito: Stefânia Sangi FAMA inaugura três salas e expande mostra em Itu
Detalhe de obra Vers la voie humide 2, de Tunga

Disseminar a arte contemporânea brasileira é um dos pilares que regem a Fundação Marcos Amaro (FMA), instituição sediada na Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), em Itu, no interior do Estado de São Paulo. Sob a direção de Raquel Fayad e curadoria de Ricardo Resende, a organização inaugura, em 17 de novembro, mais três espaços expositivos com trabalhos de nomes expoentes e em ascensão da cena artística do país.

A instalação Vers la voie humide 2 (s/d), uma espécie de portal de Tunga coabita o espaço da Sala 3 junto à icônica tela Fantasmagoria 20 (1978), de Iberê Camargo, Homenagem a Farnese, pintura da série Semelhantes (1980), de Siron Franco, e uma fotografia de Paul Setúbal.

Na Sala 4 estão os trabalhos Senzala (2011 - 2017), de José Resende, Sem título (s/d), de Amilcar Castro, e Se Vende (2008) de Carmela Gross. Na Sala 5, são apresentados Pássaro (2015 - 2018), de coautoria de Laura Lima e Zé Carlos Garcia e Pelo Amor... (2018), de Maria Nepomuceno. O Galpão das Fardas, que ocupa área aberta da Fundação, abriga agora obras dos artistas José Resende, Mário Cravo, Nicolas Vlavianos e Renata Lucas.

Juntos, os trabalhos integram Frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor: o tridimensional na coleção Marcos Amaro, mostra permanente que é expandida conforme o crescimento do acervo do colecionador, artista e galerista que dá nome à instituição. Inaugurada em agosto, a exposição já reúne mais de 50 trabalhos, entre pinturas, esculturas, relevos e instalações de artistas de gerações e influências distintas, do Barroco à contemporaneidade, passando ainda pelos modernistas.

Sobre o acervo da FMA

Com cerca de mil obras, a coleção de Marcos Amaro tem sido construída ao longo dos últimos dez anos. De lá para cá, o colecionador tem investido em obras dos mais importantes artistas, com foco maior nos brasileiros. São pinturas, esculturas e fotografias que, juntas, compõem um acervo potente e expressivo da arte brasileira.
Em 2012, o empresário criou a Fundação Marcos Amaro, instalando-se em Itu, cidade a 100 quilômetros da capital. A sede no interior tem como intuito permitir e fomentar a descentralização da arte. A iniciativa é abrigada em uma área de 20 mil metros quadrados, onde no século XIX funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

É lá que hoje funciona a Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA), projeto e complexo que abraça não apenas o espaço expositivo que possibilitará ao público o acesso ao acervo da Fundação, mas que também abriga ateliês, ocupações e residências artísticas promovidas por meio de editais diversos.

Sobre a FAMA

A Fábrica de Arte Marcos Amaro (FAMA) ocupa uma área central em Itu, interior do estado de São Paulo, onde por muitos anos funcionou uma indústria têxtil com relevância histórica e cultural para a região. O espaço abriga hoje a sede da Fundação Marcos Amaro, que também conta com acervo de arte do artista e colecionador Marcos Amaro – ferramenta importante para disseminação da arte contemporânea com ênfase no tridimensional.

O espaço exibe parte da coleção do MESCLA, que acontece também nas avenidas da cidade e em uma área rural no município de Mairinque. Todas essas obras estão incorporadas ao espaço da FAMA, que foi pensado para a produção, contemplação e fomento da arte e, também, para a apresentação da produção do artista Marcos Amaro.

Serviço:
Exposição Permanente da Fundação Marcos Amaro
Endereço: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu – SP
17 de novembro, sábado, das 11h às 15h
Visitação: de quarta-feira a domingo, das 10h às 17h
Entrada gratuita

Comentários