Cultura

Publicado: Quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Expresso Minino Contadores de Histórias se apresentará em Itu

O Expresso Minino Contadores de História inspirado na fala "se é verdade eu num sei, só sei que foi assim", é formado por seis mineiros e fará uma apresentação única em Itu, no próximo dia 26. O espetáculo é recheado de histórias e causos, músicas e muito humor. Saiba mais!

O Expresso Minino Contadores de Histórias tradicionais de Minas Gerais fará uma apresentação única, no auditório da Faculdade de Direito de Itu, no próximo dia 26, a partir das 20h. A entrada é gratuita.
 
O espetáculo, que é recheado de histórias e causos, músicas e muito humor, recebe o nome de “SÓ SEI QUE FOI ASSIM”, numa alusão à fala do personagem Chicó, de Ariano Suassuna, que dizia sempre ao final de suas histórias: “se é verdade eu num sei, só sei que foi assim!”
 
O trabalho é fruto de diversas pesquisas dos contadores de histórias mineiros, o grupo é formado por:
 
·         Rosana de Mont'Alverne: advogada, arte-educadora, fundadora do Instituto Cultural Aletria e Coordenadora dos Projetos Conto Sete em Ponto e Encantadores de Histórias. Seu trabalho já foi apresentado em Votorantim - SP e em julho desse ano no Simpósio Internacional de Contadores de Histórias no Rio de Janeiro. É organizadora dos livros "Uma História para Contar" e 'Histórias que ouvi, histórias que vivi - o lado inusitado e pitoresco da Justiça Mineira".
 
·         Olavo Romano: advogado, escritor, membro da Academia Mineira de Letras, pesquisador de histórias da tradição oral mineira, autor de diversas obras, entre as quais "Casos de Minas" e "São Francisco Rio Abaixo". É colunista de diversos jornais e revistas. Outra especialidade de Olavo Romano é recolher e escrever as histórias de Belo Horizonte e de diversas empresas.
 
·         Ronaldo Simões Coelho: médico psiquiatra, professor da Faculdade de Medicina da UFMG, autor de inúmeros livros infanto-juvenis, traduzidos em diversos países, entre eles o premiado "O Macaquinho". Ronaldo é natural de São João Del Rei, cidade mineira onde até os sinos contam histórias.
 
·         Sandra Lane: educadora, especialista em arte-educação pela PUC Minas, autora do livro e do CD "Histórias da Nossa Gente", que trata da valorização do povo africano e indígena na formação do brasileiro. O livro foi todo ilustrado por crianças e lançado no Salão do Livro de Belo Horizonte, no dia 12 de agosto. Sandra coordena também, há 10 anos, o Grupo Infanto-Juvenil Passaredo Contadores de Histórias, formado por crianças da periferia da capital Mineira.
 
·         Hulda Matos: pedagoga, natural de Araçuaí, que fica no Vale do Jequitinhonha, região do nordeste de Minas Gerais rica em tradições, no artesanato e conhecida como a terra dos contadores de histórias. Hulda é autora das próprias histórias que conta, entre elas "As aleivosias do cão", "O Jegue e eu" e "A Melancia japonesa".
 
·         Amon Siqueira: músico, cantor, compositor e violonista. Gravou o CD "Onde anda você?" e, além do seu trabalho com sua própria banda, faz o acompanhamento musical de diversos grupos de contadores de histórias mineiros.
Comentários