Cultura

Publicado: Terça-feira, 10 de julho de 2018

Exposição "Janelas da Alma" terá imagens de trabalhadores ituanos

Festival Interfoto 2018 será promovido de 19 a 22 de julho.

Crédito: Rodrigo Terassan Exposição "Janelas da Alma" terá imagens de trabalhadores ituanos
Fotografias foram tiradas em comércios e ruas da cidade

Uma das exposições mais aguardadas das edições do Interfoto e que ficará exposta nas janelas exteriores da Fábrica São Luiz, “Janelas da Alma”, trará neste ano, imagens de trabalhadores do comércio ituano. Serão 42 painéis, com fotos feitas por integrantes do Cine Foto Itu em comércios e ruas da cidade.

Segundo Carlos Marien, coordenador do Festival, a ideia de fotografar este público surgiu com a já tradicional vocação da própria exposição, que é realizar um tributo a população da cidade de Itu. “Cada ano escolhemos um tema. Em 2017 foram os alunos da APAE de Itu, este ano queremos lembrar das pessoas comuns que fazem nosso dia a dia mais bonito com seu profissionalismo e amor ao trabalho que realizam”, finalizou.

Além desta exposição na área externa, poderão ser vista na área interna da Fábrica São Luiz, as seguintes mostras: “Mulheres e Fotografia de Aves” (4 das mais atuantes fotógrafas de aves da atualidade no país); “Cristalino: Luz na Amazônia” do fotógrafo e biólogo João Paulo Krajewski (produtor do quadro “Domingão Aventura” – Domingão do Faustão); “Mostra Roda da Vida”, curadoria Marcos Varanda – exposições “Ser Urbano”, “Tribos”, “Hotel 66”, “Saltar Vazio”, “40 anos de fotografia”, “São Paulo Século XXI”; “Mostra Novos Valores”, curadoria Marcos Varanda, e “Brasil de Hoje”, curadoria Clicio Barroso. Ainda poderão ser apreciadas fotos do livro “Jardins da Arara de Lear” de autoria do fotógrafo da National Geographic, João Marcos Rosa e do jornalista Gustavo Nolasco, um dos destaques do Festival.

O Interfoto 2018 será promovido de 19 a 22 de julho em Itu e contará com uma extensa programação com atividades para todos os gostos e idades: Caminhadas Fotográficas, colagens de lambe lambe, Varal Fotográfico, impressão de fotografias durante o evento, área de lazer, livraria, sorteio de câmera fotográfica, lançamento de livros, oficinas de processos de impressão alternativos, de fotografia de Casamento, entre outras oficinas, todas gratuitas.

As ações serão realizadas no Espaço Fábrica São Luiz, Museu da Energia de Itu, Casa da Praça, praças localizadas no Centro Histórico de Itu e também na Fundação Marcos Amaro.

O Festival, que tem patrocínio da Canon, Canson e Antares Imagens, terá como temáticas centrais a preservação de espécies e a fotografia criativa, que poderão ser vivenciadas através de três eixos: Fotografia de Natureza, Fotografia Autoral e Fotografia Técnica.

Outras informações assim como a programação completa pode ser conferida no site www.interfoto.com.br , no Facebook e Instagram do festival.

Comentários