Cultura

Publicado: Quinta-feira, 5 de março de 2015

Exposição fotográfica no SESI mostra cotidiano da capital francesa

Trabalho de Matheus Hidalgo pode ser visto até 29 de março.

Crédito: Matheus Hidalgo Exposição fotográfica no SESI mostra cotidiano da capital francesa
A ninfa e o seu cavalo, Pont Alexandre III, Paris, 2007

Composta por 16 fotos coloridas que flagram o povo parisiense e o cotidiano da capital francesa, a exposição “Olhares de Passagem”, do fotógrafo Matheus Hidalgo, ficará em cartaz até o dia 29 de março no SESI Itu. A mostra é pública e pode ser conferida gratuitamente.

O trabalho revela a ótica de um fotógrafo brasileiro que percorreu as ruas de Paris como um observador atento, um testemunho de um olhar em construção. “Em vias de se fazer, a exposição retoma, ao seu próprio modo, o diálogo com essa inesgotável tradição francesa, a humanista, por meio de imagens que retratam, num corte sincrônico, o cotidiano vivo da cidade-luz”, explica.

Desde que o fotógrafo húngaro A. Kertész, com sua pequena câmera de mão, mostrou pela primeira vez a riqueza plástica e expressiva da perspectiva da rua - aquela do transeunte -, os rumos da fotografia nunca mais foram os mesmos. Tratava-se, quase sempre, de privilegiar o acaso, com o intuito deliberado de aprofundar nosso próprio esclarecimento das contradições e ambiguidades da natureza humana.

A partir de registros de momentos aparentemente banais do cotidiano, as situações eram elevadas a um nível superior, de beleza e de graça, mesmo nos momentos mais difíceis – como a guerra. Na França, ainda hoje, é forte a influência daquilo que se convencionou chamar de “humanismo” fotográfico.

Sobre o fotógrafo

O piracicabano Matheus Hidalgo é graduado em psicologia e fez mestrado e doutorado em Filosofia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, é professor do departamento de psicologia da UFS.

Começou a fotografar quando adquiriu sua primeira câmera, em 2003. Desde então, vem fotografando o cotidiano de São Carlos e região. Dois anos depois, recebeu menção honrosa no III Concurso Fotográfico Nacional Sérgio Buarque de Holanda e ganhou o Prêmio Estímulo de Fotografia 2008 (1ª etapa), organizado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Como parte de seu doutorado, morou em Paris (França) em 2007, quando desenvolveu o presente trabalho fotográfico, cuja montagem também participou das festividades do Ano da França no Brasil em 2009.

Serviço:
Exposição “Olhares de Passagem”
Datas e horários: de 3 a 29 de março – 2ª, 5ª e 6ª das 9h às 18h / 3ª e 4ª das 9h às 21h
Local: SESI Itu
Endereço: Rua José Bruni, 201, São Luiz (Hall do Bloco 5 – Cozinha Didática e Sala de Atividades Culturais)
Informações e agendamento de grupos: (11) 4025-7332 – [email protected]
Entrada gratuita

Comentários