Cultura

Publicado: Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Exposição "Fotogosma" pode ser conferida gratuitamente no SESI Itu

Mostra fica em cartaz até o dia 9 de outubro.

Crédito: José Carlos Bisconcini Gama Exposição "Fotogosma" pode ser conferida gratuitamente no SESI Itu
As fotos são esteticamente atuais e propositalmente embaçadas e disformes

O SESI Itu abriu no dia 17 de setembro a exposição “Fotogosma”, de José Carlos Bisconcini Gama. A mostra apresenta imagens modificadas por meio da tecnologia gráfica que incentivam a reflexão sobre o poder da tecnologia. As fotografias ficarão expostas até o dia 9 de outubro, com visitação gratuita.

Igualando seu processo de criação ao de consumidores de produtos midiáticos, Gama utilizou ferramentas disponíveis em programas gráficos para distorcer retratos de pessoas e/ou ambientes até o ponto em que a imagem produzida tivesse significação diferente da inicial.

Intituladas de fotogosmas, as fotos são esteticamente atuais e propositalmente embaçadas e disformes, que se assemelham as explosões solares. Segundo o fotógrafo, as fotos representam a convivência humana com as inovações tecnológicas. “Tal como metáfora da vida contemporânea, cada pessoa poderá criar sua própria percepção dos efeitos que os inúmeros meios de comunicação causam em seu comportamento”, complementa.

Sobre o fotógrafo

José Carlos Bisconcini Gama é cineasta, educador, psicodramatista e fotógrafo. Atuou como diretor de fotografia nos curtas-metragens “Aqua”, “Eu”, “Professor Leigo”, “Construção da Escrita” e “Ar”. Ministra estudos e cursos sobre planejamento e uso das imagens a partir das tecnologias de informação e comunicação.

Com dinâmicas de grupo do Psicodrama, registra vídeos e promove leituras exploratórias, apoiadas nas técnicas da autocópia. Desta forma, observa virtudes e tensões nas relações dos indivíduos em busca conjunta por soluções emancipadoras.

Como artista plástico, participou de Bienais Internacionais de São Paulo, em 1963 e 1967, Salão Nacional de Artes Plásticas da Funarte, em 1982, e exposições como O Homem Brasileiro e suas Raízes Culturais, instalada no MASP, em 1980.

Serviço:
Exposição fotográfica “Fotogosma”
Local: SESI Itu
Endereço: Rua José Bruni, 201 – São Luiz
Datas e horários: de 17 de setembro a 9 de outubro – 2ª, 5ª e 6ª das 9h às 18h / 3ª e 4ª das 9h às 21h / fechado aos sábados, domingos e feriados.
Informações e agendamento de grupos: (11) 4025-7332 – [email protected]
Entrada gratuita

Comentários