Cultura

Publicado: Segunda-feira, 21 de abril de 2014

Estouro do Judas reúne milhares na Praça da Matriz em Itu

Tradição de mais de 130 anos aconteceu no domingo de Páscoa.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Estouro do Judas reúne milhares na Praça da Matriz em Itu
O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu e está registrado até no Livro dos Recordes

Veja as fotos desta notícia no Flickr

No dia 20 de abril, domingo de Páscoa, milhares de pessoas, entre eles muitos turistas de várias partes do estado, puderam acompanhar na Praça Padre Miguel (Praça da Matriz) o tradicional Estouro de Judas de Itu, evento que acontece há mais de 130 anos na cidade. Pontualmente ao meio-dia, os bonecos representando o traidor de Jesus Cristo e o Diabo foram explodidos com bombas e fogos.

O Bloco do R esteve presente animando o evento, assim como o folclórico Espirro, que distribuiu sorrisos para todos os presentes. Acompanhada por autoridades como o vice-prefeito Neto Beluci, a atração ituana difere de qualquer outra do resto do país por literalmente estourar os bonecos – e não apenas malhar.

O Estouro do Judas é um evento exclusivo da cidade de Itu e está registrado até no Livro dos Recordes. Para garantir a segurança dos presentes, a Praça da Matriz foi cercada para que todos assistissem ao espetáculo pirotécnico de uma distância segura. A queima de fogos durou cerca de cinco minutos e culminou com a explosão dos bonecos.

No mesmo dia, mas às 17 horas, o evento também foi realizado no bairro Cidade Nova para que a população do Pirapitingui, região mais populosa de Itu, também pudesse conferir. O Centro Esportivo e de Lazer foi o palco do estouro do Judas.

Para saber mais sobre essa tradição ituana, clique aqui.

Comentários