Cultura

Publicado: Segunda-feira, 18 de março de 2013

Escritor ituano lança o romance "MENINA - Mitacuña"

Livro é a quarta obra de Paulo Stucchi.

Escritor ituano lança o romance "MENINA - Mitacuña"
Livro "MENINA - Mitacuña"


O jornalista, escritor e professor ituano, Paulo Stucchi, lança o romance "MENINA - Mitacuña" no dia 22 de março (sexta-feira), das 19 às 22 horas, na Livraria Nobel do Plaza Shopping Itu. Após o lançamento na cidade, o autor também fará ações promocionais em Salto, São Paulo e Indaiatuba.

O novo livro é a quarta obra de Stucchi, autor também de “A Fonte”, “O Natal sem Mamãe” e "O Triste Amor de Augusto Ramonet". O livro possui como fundo histórico a controversa Guerra do Paraguai (1864-1870), conflito que uniu Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai de Francisco Solano López.

Apesar de usar fatos e alguns personagens históricos, como conde d’Eu e várias batalhas, como as de Piribebuy e Acosta Ñu, o romance tece a história fictícia de um soldado negro brasileiro que deserta do exército imperial após salvar uma menina paraguaia.

Ele, ex-escravo incapaz de falar após um acidente trágico do passado, e ela, que fala unicamente o idioma guarani, cruzam o interior devastado de um país mutilado pela guerra rumo a Assunção, cultivando uma amizade muda que se expressa unicamente através do olhar e da esperança.

História e ficção

Chama atenção a descrição detalhada de batalhas reais que marcaram a história da Guerra do Paraguai, tanto da parte do exército brasileiro, quanto paraguaio.

O ponto alto é a chamada Batalha de Acosta Ñu, também conhecida como “Batalha dos Meninos Mártires”, na qual cerca de 20 mil paraguaios (a maioria crianças) morreram sob balas, lanças e patas dos cavalos do exército nacional.

“Creio que a história da Guerra do Paraguai que aprendemos nos livros da escola mudou ao longo dos anos. Ainda hoje, não se tem um consenso sobre a real motivação desse conflito, nem uma mensuração de suas consequências”, afirma Stucchi, que passou dez dias no Paraguai pesquisando para desenvolver o livro. “Tudo começou como uma ideia para realizar um Mestrado e terminou em um romance”, afirma o autor.

Internacional

Além do lançamento oficial em Itu, berço do autor, que é membro da Acadil (Academia Ituana de Letras), Menina – Mitacuña também terá ações promocionais em Salto, Indaiatuba e São Paulo.

E, de modo inédito, ganhará também uma versão em espanhol para lançamento em Assunção (Paraguai) no segundo semestre. Na ocasião, levará o título adaptado de Niña – Mitacuña. Mitacuña é o termo guarani para menina.

“Um lançamento no exterior é algo inédito para mim e, também, um desafio. Mas me sinto feliz por ter destacado o nome e a história da Guerra do Paraguai. Espero ter entre os paraguaios uma boa receptividade, e espero ver amigos e fãs de literatura no lançamento do dia 22. Todos estão convidados”, diz Stucchi.

SERVIÇO:
Menina – Mitacuña
Editora Schoba
246 páginas
Valor: R$ 35,90
Lançamento: Livraria Nobel do Plaza Shopping Itu. A partir das 19h

Comentários