Cultura

Publicado: Quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Dra. Olga Sodré prepara lançamento de novo livro em Itu

Obra deve estar disponível em fevereiro.

Crédito: Gisele Scaravelli Dra. Olga Sodré prepara lançamento de novo livro em Itu
O Secretário de Cultura de Itu, Geraldo Gonçalves Jr, e Olga Sodré em reunião para definir lançamento do novo livro da escritora

No mês de dezembro, o Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré (CEB-NWS) trabalhou nos preparativos do lançamento do novo livro da Dra. Olga Sodré, “Desvendando os Mistérios dos Céus: Nossos Heróis das Galáxias”. O novo romance será lançado em Itu no próximo mês de fevereiro e contará com apoio de entidades da cidade como a Secretaria de Cultura, a Acadil (Academia Ituana de Letras), o Coral Vozes de Itu, o Jornal “A Federação”, o site Itu.com.br e a editora do livro, Paco Editorial. 

Terceiro livro da autora, o romance histórico nos leva a um passeio pela ciência brasileira e tem como pano de fundo a cidade de Itu, suas figuras históricas e personalidades locais. O lançamento será feito no mesmo mês em que o município completará 409 anos.

NWS

Além do “Nossos Heróis das Galáxias”, Dra. Olga também está escrevendo um novo livro sobre seu pai, o historiador Nelson Werneck Sodré. A obra trará a visão de filha, sua vivência com o pai, experiências e memórias de vida. Além disso, abordará todas as comemorações e eventos em torno do Centenário de Nelson Werneck Sodré, em 2011. O livro ainda está em processo de produção, sem data prevista para lançamento.

O CEB-NWS cogita ainda o lançamento de uma segunda edição do livro “Desenvolvimento Brasileiro e Luta pela Cultura Nacional”, de Nelson Werneck Sodré, lançado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2011, por ocasião do centenário do historiador. Novidades que devem movimentar o trabalho do Centro de Estudos nesse ano. 


Olga Sodré

Filha da ituana Yolanda Frugoli Sodré e do miliar, historiador e escritor Nelson Werneck Sodré, Olga Regina Frugoli Sodré é Doutora em Filosofia e em Psicologia Clínica, com pós-doutorado pelo Instituto Católico de Paris e pelo Instituto de Medicina Social – Uerj. Trabalhou como psicóloga clínica e social em diversas instituições brasileiras e estrangeiras de ensino e pesquisa, tendo integrado por muitos anos o GT Psicologia e Religião da Anpepp. Publicou textos em diferentes revistas de psicologia, filosofia e teologia. Em 2011, criou em Itu, o “Centro de Estudos Brasileiros – Nelson Werneck Sodré” trazendo à luz a memória de seu pai, um importante historiador brasileiro.

Há cinco anos tem se dedicado à uma vida fora dos meios acadêmicos, focada na espiritualidade e na escrita de seus romances. Lançou em 2017 o romance biográfico "Conversas com Vovó Amélia" (Nobres Letras) e em 2018 a obra "Visões de Guerra e Paz - Saga de uma Família Carioca" (Paco Editorial).

Comentários