Turismo

Publicado: Quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Documentário "Trem Republicano 1873" é lançado em Itu e Salto

Cerimônias ocorreram na mesma data e reuniram bom público.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Documentário "Trem Republicano 1873" é lançado em Itu e Salto
O turismólogo Fabio Grizoto e o documentarista Barros Freire comemoram o lançamento do Documentário sobre o Trem Republicano em Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O lançamento do Documentário “Trem Republicano 1873” ocorreu no dia 20 de agosto, em duas cidades vizinhas: Itu e Salto. Os eventos aconteceram nas Câmaras de Vereadores dos municípios e reuniram um bom público nos dois locais.

Durante a tarde, os saltenses lotaram o espaço para assistir aos 45 minutos da obra. Já à noite, foi a vez de Itu, que reuniu estudantes, autoridades e munícipes para prestigiar o trabalho do documentarista Barros Freire, responsável pela direção do documentário.

Antes da exibição, Barros Freire recebeu da Câmara de Vereadores de Itu uma Moção de Congratulação e falou sobre a obra. O presidente da Câmara, José Josimar Ribeiro da Costa e o prefeito de Itu, Antonio Luiz Carvalho Gomes, também comentaram sobre o andamento da restauração das estações ferroviárias e dos trilhos onde deve ser implantado um trem à vapor (Maria Fumaça) que percorrerá trajeto entre Itu e Salto. Segundo o prefeito, o projeto deverá ser inaugurado em 2014.

Após a exibição do vídeo, o turismólogo Fabio Grizoto foi chamado à frente para explicar sobre seu projeto. O jovem é homenageado no documentário por ser o idealizador do projeto de implantação da Maria Fumaça nas duas cidades. Em seu discurso, Fabio explicou desde o início da ideia, falou sobre os planos e ressaltou a importância do restauro. Em um breve discurso, seguido de um forte abraço, Barros aproveitou a ocasião para parabenizar o turismólogo por acreditar neste sonho.

“Eu participei do documentário, mas não sabia desta homenagem”, afirmou ainda emocionado Grizoto. Para ele, o lançamento do documentário agrega à ideia do projeto uma bagagem mais forte de seriedade. “Esse é mais um passo que damos no projeto. Esse DVD ajuda a fortalecer o projeto, para as pessoas conhecem a importância do Trem Republicano e da Ferrovia Ytuana. Isso vem dar mais força para que isso [projeto] se torne realidade”, explicou.

O Secretário Municipal de Cultura de Salto, Marcos Pardim, esteve presente no evento em Itu e afirmou que os trabalhos para que o projeto da Maria Fumaça seja realizado estão em andamento e receberão atenção especial na cidade. Também falou sobre a importância do projeto para o setor de turismo e que acredita que o trem fará com que Itu e Salto realmente se tornem “cidades irmãs”.

“Hoje a restauração desta ferrovia, para as duas cidades, vai fortalecer o turismo e a cultura delas. Vamos conseguir integrar e trabalhar ainda mais turisticamente e culturalmente com elas, potencializando o que já existe. Então o trem só vem a somar”, afirmou Grizoto.

O vídeo, que tem por objetivo lembrar os principais fatos e acontecimentos que provocaram a queda do Império e a Proclamação da República em 1889, foi entregue nas Secretarias de Educação e de Cultura de Itu e Salto para que seja distribuído as escolas, museus e bibliotecas, e deverá ser espalhado à toda a população por meio de canais da Internet. Também ocorrerão novas exibições nas duas cidades, ainda sem data prevista.

O documentário será mostrado na TV USP e na TV ALESP (Assembléia Legislativa de São Paulo). E o Ministério da Educação exibirá a obra na rede pública escolar do país. A obra possui tiragem especial legendada para deficientes auditivos.

O documentário

Historiadores, jornalistas e pesquisadores com seus depoimentos compõem uma preciosa abordagem sobre a importância da ferrovia no Brasil nas décadas finais do Império, o papel da imprensa no movimento republicano, a participação dos maçons, a abolição, o imperador D. Pedro II, a arte e a música na Monarquia.

O ambiente cultural, político e econômico do século XIX é focalizado com apoio de imagens de arquivo do Museu Republicano-USP, Museu de Salto, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Paulista–USP e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária-ABPF.

A obra traz ilustrações em bico de pena do desenhista e historiador Tom Maia, e aquarelas de Getúlio Delphim. As trilhas musicais são assinadas pelo Museu da Música de Itu, Conservatório de Tatuí, Maestro Ricardo Anastácio (viola caipira) e Dudu Tucci da Word Percussion Academy-Berlim. Participação especial da barítona Inaicyra dos Santos Falcão cantando em Yorubá no segmento Abolição.

Simultaneamente, focaliza as edificações históricas e museus de Itu e Salto - tombados pelo IPHAN e Condephaat - que certamente serão visitados pelos passageiros de uma fascinante e inesquecível viagem com a "Maria Fumaça". O passeio possibilitará o reconhecimento e a compreensão do significado e importância do Trem Republicano.

O documentário aprovado pelo MINC foi realizado com o patrocínio das Lojas Cem - Lei Rouanet - e será exibido nas TVs Educativas de todo país e disponibilizado nas redes sociais.

O roteiro do vídeo é de Pola Galé, edição de Daniel Parra e direção de Barros Freire.

A participação especial é de Ana Luiza Martins, Jonas Soares, Fabio Grizoto, Aline Zanatta, Maria Cristina Tasca, João Jose da Silva (Tucano), Oséas Singh Jr., Fernando Morais, Príncipe João H. O. de Bragança, Percival Tirapeli, Mauricio Vicente Ferreira Jr., Luiz Roberto de Francisco, Allie Marie de Queiroz, Alan Dubner, Padre Sonsine, Ricardo Pacheco, Maria Sofia Vidigal Pacheco, Valderez Antonio Bergamo, Geraldo Garcia, Rafael J. Barbi, Juvenil Cirelli, Marcos Pardim, Claudia Meirelles, Ivo Arias, Antonio Tuize, Herculano Passos Jr.

Comentários