Turismo

Publicado: Segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Documentário sobre o Trem Republicano será lançado nesta terça-feira

Lançamento ocorrerá em Itu e Salto, na mesma data.

Documentário sobre o Trem Republicano será lançado nesta terça-feira
Documentário "Trem Republicano" 45'

O documentário “Trem Republicano 1873” terá lançamento nas cidades de Itu e Salto na mesma data, dia 20 de agosto (terça-feira). A obra, de direção do documentarista Barros Freire, foi realizada com o objetivo de lembrar os principais fatos e acontecimentos que provocaram a queda do Império e a Proclamação da República em 1889.

O vídeo faz uma justa homenagem ao jovem turismólogo, Fabio Grizoto, idealizador do projeto de restauro das estações Itu e Salto, e dos sete quilômetros dos trilhos que ligavam as duas cidades em 1873. O objetivo do projeto é implantar um trem a vapor (Maria Fumaça) que percorrerá o trajeto entre as duas cidades, utilizando o antigo leito férreo da Companhia Ituana de Estrada de Ferro. O percurso será explorado turisticamente, propiciando a integração de roteiros e atrações para os visitantes.

O documentário

Historiadores, jornalistas e pesquisadores com seus depoimentos compõem uma preciosa abordagem sobre a importância da ferrovia no Brasil nas décadas finais do Império, o papel da imprensa no movimento republicano, a participação dos maçons, a abolição, o imperador D. Pedro II, a arte e a música na Monarquia.

O ambiente cultural, político e econômico do século XIX é focalizado com apoio de imagens de arquivo do Museu Republicano-USP, Museu de Salto, Museu Imperial de Petrópolis, Museu Paulista–USP e da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária-ABPF.

A obra traz ilustrações em bico de pena do desenhista e historiador Tom Maia, e aquarelas de Getúlio Delphim. As trilhas musicais são assinadas pelo Museu da Música de Itu, Conservatório de Tatuí, Maestro Ricardo Anastácio (viola caipira) e Dudu Tucci da Word Percussion Academy-Berlim. Participação especial da barítona Inaicyra dos Santos Falcão cantando em Yorubá no segmento Abolição.

Simultaneamente, focaliza as edificações históricas e museus de Itu e Salto - tombados pelo IPHAN e Condephaat - que certamente serão visitados pelos passageiros de uma fascinante e inesquecível viagem com a "Maria Fumaça". O passeio possibilitará o reconhecimento e a compreensão do significado e importância do Trem Republicano.

O documentário aprovado pelo MINC foi realizado com o patrocínio das Lojas Cem - Lei Rouanet - e será exibido nas TVs Educativas de todo país e disponibilizado nas redes sociais.

O roteiro do vídeo é de Pola Galé, edição de Daniel Parra e direção de Barros Freire.

A participação especial é de Ana Luiza Martins, Jonas Soares, Fabio Grizoto, Aline Zanatta, Maria Cristina Tasca, João Jose da Silva (Tucano), Oséas Singh Jr., Fernando Morais, Príncipe João H. O. de Bragança, Percival Tirapeli, Mauricio Vicente Ferreira Jr., Luiz Roberto de Francisco, Allie Marie de Queiroz, Alan Dubner, Padre Sonsine, Ricardo Pacheco, Maria Sofia Vidigal Pacheco, Valderez Antonio Bergamo, Geraldo Garcia, Rafael J. Barbi, Juvenil Cirelli, Marcos Pardim, Claudia Meirelles, Ivo Arias, Antonio Tuize, Herculano Passos Jr.

História

A “Ytuana” foi construída com capital dos fazendeiros do oeste paulista e inaugurada em abril de 1873, véspera da realização da famosa “Convenção de Itu”. A ferrovia conectava Itu e Salto aos trilhos da São Paulo Railway (SPR) para agilizar o transporte do café das fazendas até o porto de Santos.

Serviço:
Lançamento do documentário "Trem Republicano 1873”
Salto - 20 de agosto (terça-feira), às 14 horas
Local: Câmara dos Vereadores de Salto - Avenida Dom Pedro II, 385, Centro
Itu - 20 de agosto (terça-feira), às 19h30 horas
Local: Câmara dos Vereadores de Itu - Alameda Barão do Rio Branco, 28, Centro

Chamada do documentário

Depoimento do fotógrafo e Príncipe João Henrique Orleans de Bragança sobre o exílio de D.Pedro II

Comentários