Cultura

Publicado: Terça-feira, 11 de abril de 2017

Dezenas participam da Procissão de Passos pelas ruas centrais de Itu

Cerimônia tradicional integra a programação da Semana Santa.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Dezenas participam da Procissão de Passos pelas ruas centrais de Itu
Procissão passa pelo Centro de Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A Procissão de Passos, cerimônia tradicional que integra a programação da Semana Santa em Itu, foi realizada na noite de 9 de abril reunindo dezenas de fiéis que percorreram as ruas centrais da cidade.

A solenidade, promovida pela Ordem Terceira do Carmo e Congregação Mariana, foi conduzida pelo Prior do Carmo e trata-se de uma Via Sacra solene composta de sete estações (passos). A contemplação dos sete Passos é feita, desde o século XVIII em casas de família, na região central da cidade.

A procissão do Senhor dos Passos teve início na Igreja do Carmo e a da Senhora das Dores da Igreja Matriz. O primeiro Passo foi armado na residência da Família Bispo, o segundo na residência da Família Xavier de Oliveira, o terceiro na Igreja do Bom Jesus, onde foi realizado o Sermão do Encontro e as duas imagens ficaram frente à frente. O quarto Passo ocorreu no Museu da Música – Itu, o quinto na residência da Família Sousa, o sexto na residência da Família Bernardini e o sétimo na Igreja do Carmo, onde houve o Sermão do Calvário.

A cada parada, Verônica entoou o canto composto pelo Padre Jesuíno do Monte Carmelo. O Coral Vozes de Itu e a Schola Cantorum de Itu, acompanhados de pequena orquestra, cantaram os Motetes do Maestro José Mariano da Costa Lobo.

As belíssimas imagens foram esculpidas por Pedro da Cunha no Rio de Janeiro, no século XVIII. Em alguns Passos ainda se conservam os quadros pintados pela artista italiana Lavinia Cereda. A Corporação Musical União dos Artistas executou, no caminho, as Marchas do Senhor dos Passos, compostas por João Narciso do Amaral.

Comentários