Cultura

Publicado: Segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Despojos do Maestro Elias Lobo são recebidos em Itu com solenidade

Cerimônia especial foi realizada no dia 9 de agosto.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Despojos do Maestro Elias Lobo são recebidos em Itu com solenidade
Encerrando a solenidade, houve uma cerimônia de exéquias, conduzida pelo Padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Comemorando os 180 anos de nascimento do Maestro Elias Lobo, foi realizada na tarde de sábado, dia 9 de agosto, uma solenidade especial, onde os despojos do músico ituano – e também de sua esposa Isabel de Arruda Lobo e de sua filha Teresa Lobo de Camargo – foram recebidos com as honras de um herói. Os restos mortais do maestro, que estavam na capital São Paulo, agora repousam em um monumento elaborado pelo engenheiro Jair de Oliveira, situado no Cemitério Municipal de Itu.

A cerimônia teve início às 15 horas na Igreja do Bom Jesus, com solenidade de recepção dos despojos, com guarda de honra formada por GMs de Itu. Na ocasião, uma homenagem ao maestro foi prestada pela Dra. Maria Lúcia Caselli, pelo estudante Giovanni Gabaldo (do Colégio Almeida Júnior) e de seu bisneto, Marcelo Lobo Rosa. Também foi apresentada sua Breve Missa de Réquiem, recentemente transcrita pelo Museu da Música, a cargo do Coral Vozes de Itu e Orquestra Maestro Tristão Mariano.

Na oportunidade, o prefeito Antonio Tuíze assinou decreto que institui o dia 9 de agosto como “Dia Elias Lobo”. Encerrando a solenidade, houve uma cerimônia de exéquias, conduzida pelo Padre Paulo Eduardo Ferreira de Souza, da Paróquia São Judas Tadeu. Na sequência, às 17 horas, houve a solene inumação dos despojos, no Cemitério Municipal, que contou com a participação da Corporação Musical União dos Artistas, executando a Marcha Fúnebre composta por Elias Lobo.

O jornalista Zuza Homem de Mello, que é casado com uma das bisnetas do Maestro Elias Lobo, esteve presente na homenagem. “Pra mim foi muito emocionante ter participado desse momento”, disse. Para ele, as cidades que homenageiam seus filhos ilustres pela música, passam a ficar mais marcadas por isso. “Itu vai ser, sem dúvidas, daqui pra frente, considerada a terra do Maestro Elias Lobo”, comentou Zuza.

O monumento funerário onde agora se encontra os despojos do Maestro Elias Lobo está situado em uma “área nobre” do Cemitério Municipal. “Extremamente nobre, ao lado da capela do cemitério e ao lado de outras figuras importantes, como Barão do Itaim, Padre Miguel, João Tibiriçá Piratininga”, explica o engenheiro Jair de Oliveira, que concebeu o projeto – executado em um mês de intenso trabalho,

“Esse projeto é minimalista e despojado. O único detalhe são as liras que remetem à atividade musical de Elias Lobo. Eu quis, de propósito, que este túmulo fosse minimalista e despojado porque vai de encontro com a personalidade do maestro e ao mesmo tempo não podia competir com a capela grandiosa do Barão do Itaim”, disse o engenheiro. “A cidade se sente honrada em receber seu filho ilustre”.

Realização

O traslado dos restos mortais da família de Elias Álvares Lobo é uma realização da Prefeitura de Itu, Câmara de Vereadores, família Álvares Lobo, Instituto Cultural de Itu, Museu da Música de Itu e Academia Ituana de Letras, integrando a Semana do Patrimônio. As celebrações dos 180 anos do compositor se iniciaram em março de 2014 com a restauração de suas obras musicais, e incluíram concertos, encontros, distribuição de material para escolas públicas e ações educativas.

André Roedel/Itu.com.br
Relato do Mestre em História e Regente do Coral Vozes de Itu, Luís Roberto de Francisco
Comentários