Cultura

Publicado: Quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Dança do Ventre: mistério e sensualidade

Saiba mais sobre esta arte milenar que atrai e seduz.

por Keity Finotti
 
Em qualquer experiência, há quem acredite ser um patinho feio que nem vislumbra se transformar em cisne algum dia. Porém, tudo é uma questão de criar coragem e experimentar. A Dança do Ventre está repleta de exemplos assim, conforme conta a professora Érica Paulina Flor, que pratica esta arte há quatro anos e dá aulas particulares e em uma academia de Itu. (Confira os locais que oferecem Dança do Ventre em Itu!)
 
De acordo com Érica, a maior satisfação para as professoras é ver suas alunas se transformarem na busca pela feminilidade. “A princípio, as alunas se acham desajeitadas, patinhos feios. Mas com o tempo, desenhando-se a si próprias, elas passam a reconhecer cada parte do seu corpo, encontram sua feminilidade e se tornam mais seguras de sua capacidade.”
 
A Dança do Ventre não tem origem oficial. O que se sabe é que ela nasceu com o propósito de cultuar a Grande Deusa e estimular a fertilidade. (Saiba mais sobre sua origem!)  Portanto, sua natureza e vocação é voltada para as mulheres, trazendo-lhes feminilidade e sensualidade. Os movimentos são de contração, ondulação e vibração abdominal e podem ajudar a aliviar dores menstruais e preparar os músculos para o trabalho de parto. Conheça os benefícios da Dança do Ventre.
 
Os motivos que levam uma mulher a querer aprender Dança do Ventre são muitos: prazer, sedução, sensualidade, saúde e desenvolvimento de novas habilidades. Para Maria do Carmo Napoli, a dança ajudou a melhorar sua coordenação motora. “Eu pratico a Dança do Ventre há dois anos e comecei a dançar porque gosto muito de música”, conta a aluna de 52 anos.
 
No Brasil, a primeira geração de bailarinas de Dança do Ventre nasceu na década de 1970. Mas a prática se espalhou a partir de 2001, com a novela O Clone, transmitida pela Rede Globo, que fez com que a Dança do Ventre estourasse em todo o país.  "A procura por aulas e o interesse das mulheres aumentou”, afirma a professora Rita. Este é o caso da aluna Jéssica Moreira Alves, 37, que começou a participar das aulas em novembro de 2001, em uma academia de Porto Feliz, sua cidade natal. “Toda vez que as personagens dançavam para seus maridos ou em casamentos e outras festas eu ficava em frente à televisão imitando-as. Com a Dança do Ventre eu me senti mais mulher e passei a me valorizar mais. Hoje não danço por falta de tempo, mas sempre que posso faço apresentações particulares para o meu esposo”, conta aos risos.  
 
A Dança do Ventre é uma arte diferente, exclusiva para mulheres, que pode ser explorada mais e mais a cada dia. Com cerca de 10 estilos diferentes, atrai meninas e mulheres por sua sensualidade e beleza. Já dizia Rhamza Alli, especialista na área, que a Dança do Ventre é uma expressão poética do corpo, cheia de gestos e significados.  
Comentários