Cultura

Publicado: Sexta-feira, 22 de maio de 2015

Curso do Museu Republicano atrai profissionais de várias instituições

Encontro abordou a introdução na conservação de têxteis.

Crédito: Divulgação/Museu Republicano de Itu Curso do Museu Republicano atrai profissionais de várias instituições
Profissionais participam do curso de conservação de têxteis

Entre os dias 18 e 20 de maio, compondo a Semana Nacional de Museus 2015, promovida pelo IBRAM, o Museu Republicano “Convenção de Itu”, extensão do Museu Paulista da Universidade de São Paulo - USP, ofereceu curso gratuito de Introdução à Conservação de Têxteis. A ministrante e conservadora responsável foi a Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula, especialista na área têxtil.

Participaram do encontro profissionais de diversas instituições como: Centro de Memória da Unicamp, Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Cândido Mendes (RJ), Museu Casa Guilherme de Almeida, do Museu Hering, Museu de Santo André, Museu Municipal Parque da Baronesa, Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville, Câmara dos Deputados de Brasília, Secretaria Municipal de Cultura de Itu, dentre outros.

As Instituições receberam, via seus profissionais, o livro Tecidos e sua Conservação no Brasil: museus e coleções, organizado pela Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula, resultado do Seminário Internacional de Tecidos, ocorrido em 2006 no Museu Paulista da Universidade de São Paulo.

Entre 15 e 17 de junho de 2015, o serviço educativo do Museu Republicano irá oferecer novamente o curso para contemplar a lista de espera de profissionais interessados. As vagas já estão preenchidas. Em breve serão divulgadas as vagas remanescentes resultantes de possíveis desistências.

Serviço:
Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP. Rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu - SP.
Funcionamento: de segunda a terça-feira, das 8h às 17h.
Museu Republicano “Convenção de Itu”. Rua Barão de Itaim, 62, Centro, Itu- SP.
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 17h.
Telefone: (11) 4023-0240

Comentários