Cultura

Publicado: Quarta-feira, 29 de abril de 2015

Coral Vozes de Itu celebra cinquentenário com cerimônia especial

Celebração homenageia primeiros cantores do grupo.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Coral Vozes de Itu celebra cinquentenário com cerimônia especial
Coral durante apresentação em 2010 na Igreja do Carmo

O Coral Vozes de Itu teve seu primeiro ensaio em uma sala lateral à Igreja de Nossa Senhora do Carmo no dia 7 de maio de 1965. Para celebrar os cinquenta anos desse encontro, no dia 7 de maio (quinta-feira), às 19h30, estarão novamente reunidos os pioneiros do grupo, na mesma sala, e adentrarão em cortejo solene à igreja, recebidos pelos atuais cantores ao som do canto processional gregoriano “Laudes Regiae”, as laudes reais, escritas na Idade Média para a celebração de grandes datas, ainda hoje utilizadas pela Igreja Católica.

A cerimônia dos 50 anos de fundação do coral, organizada pela Associação Cultural Vozes de Itu é um solene agradecimento a Deus pela história que o grupo construiu em Itu, agradecendo também aos primeiros cantores, aos presidentes da associação, aos regentes que passaram pelo grupo, cantores, associados contribuintes, à imprensa, à municipalidade, ao empresariado e toda a sociedade local que, de alguma forma contribuiu para que o Coral chegasse até aqui.

O Padre Almir de Andrade, sacerdote ituano, atualmente residente em Campos de Goitacazes (RJ), conduzirá todas as orações que culminam no canto do Te Deum, outro hino de louvor pela efeméride.

Para a celebração solene o Coral Vozes de Itu escolheu um repertório de músicas de compositores de Itu. 2015 também marca os vinte anos do início do trabalho de recuperação das obras desses compositores, um patrimônio cultural trazido à vida pelas vozes e pelo empenho do grupo. Músicas do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, Elias Lobo e Tristão Mariano da Costa se misturarão ao Canto Gregoriano e à obra do neorrenascentista do italiano Luigi Camatari, muito cantada em Itu entre as décadas de 1930 e 1960.

O Coral Vozes de Itu convida, em especial, todos os que cantaram no grupo, para celebrarem com a associação esse meio século dedicado à música.



Serviço:

Solene Te Deum
Local: Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Data: 7 de maio (quinta-feira), 19h30
Entrada franca.

Comentários