Cultura

Publicado: Segunda-feira, 18 de abril de 2016

Circuito SESC de Artes reúne atrações para todas as idades em Itu

Evento gratuito foi realizado na Praça do Carmo.

Crédito: Vitória Caleffo/Itu.com.br Circuito SESC de Artes reúne atrações para todas as idades em Itu
Uma das atrações do evento foi a oficina de "Traquitanas Mecânicas"

Veja as fotos desta notícia no Flickr

O Circuito SESC de Artes realizou, no dia 16 de abril, uma nova edição na Praça da Independência (Carmo) em Itu. O público presente pôde prestigiar várias atrações culturais gratuitas, como cinema, leitura, música e oficinas destinadas a todas as idades.

O evento teve início às 17h, com a oficina "Traquitanas Mecânicas", que proporcionou ao público presente a experiência os princípios da arte cinética, que explora efeitos visuais causados por ilusões de ótica ou movimentos físicos, sejam mecânicos ou elétricos.

Já o "Cine Magia - Gabinete de Curiosidades e Habilidades" exibiu curtas-metragens, dirigidos pelo cineasta francês Georges Méliès entre os anos de 1896 e 1913.  Também foi realizado o "Palavra + Imagem: Gabinete de Curiosidades e Habilidades", onde uma dupla mediou à leitura de livros ilustrados para as crianças que estavam presentes.

Quem prestigiou o evento ainda pôde presenciar os "Encontros Cafuzos". A intervenção narrativa e roda de compartilhamento de experiências, contribui para o conhecimento e a valorização dos mitos, saberes, práticas, entre outros elementos das culturas africanas e afro-brasileiras, promovendo o aprendizado mútuo dos participantes.

Já a parte musical do Circuito SESC de Artes teve início às 19h, com a apresentação do grupo "Mania de Samba", junto com a cantora Ana Costa. O show que animou o público na praça fez referência aos maiores compositores do samba: Martinho da Vila, Nei Lopes, Moacyr Luz e Paulo César Pinheiro.

Em seguida, às 20h, foi realizada a apresentação teatral "Movimento número 1: O Silêncio de Depois...". Quatro personagens contaram durante a encenação sobre suas memórias após uma violenta desocupação do espaço onde moravam para a construção de uma linha férrea.

A última apresentação do evento ficou por conta do "DJ MAM" e "Os Fabullosos", quarteto carioca considerado um dos mais conhecidos grupos na "Batalha do Passinho". Durante a apresentação ao som do DJ, o funk carioca, carimbó, tecnobrega, baião, maracatu, xote, samba de roda embalaram os movimentos de embolada e cruzada feitos pelo grupo.

O Circuito Sesc de Artes, ao percorrer neste ano 114 cidades do estado de São Paulo, tem o intuito de provocar os sentidos e despertar novas ideias em meio ao cotidiano das cidades, oferecendo atividades culturais nas áreas de artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro. A programação ocorre em espaços como praças e parques, reforçando assim o espaço público como um local de encontros e trocas. O evento é uma realização do SESC em parceria com o Sincomércio e a Prefeitura de Itu, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Comentários