Cultura

Publicado: Quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Carnaval 2014 em Itu será aberto com marchinhas na Praça da Matriz

Evento homenageará o compositor Dorival Caymmi.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Carnaval 2014 em Itu será aberto com marchinhas na Praça da Matriz
Em 2013, o evento teve como tema "Ô Abre Alas que vamos passar...

Com o tema “Eu vou para Maracangalha, eu vou...”, a Secretaria Municipal de Cultura realiza no dia 28 de fevereiro, a partir das 20 horas, na Praça Padre Miguel (Matriz), a abertura do Carnaval 2014, com uma homenagem ao centenário de nascimento do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi.

Com muita animação embalada pelas antigas marchinhas de Carnaval, vários blocos devem encantar e descontrair todos os que forem até a praça. O evento é gratuito e toda a população está convidada para participar e ir fantasiada caso queira.

A saída acontece em frente à Igreja de Nossa Senhora Candelária e os anfitriões da folia serão Carmem Miranda e o Rei Momo, que conduzirão os blocos temáticos e os foliões no contorno da Praça da Matriz, ao som de muitas marchinhas de Carnaval.

Após os blocos darem a volta na praça um grande baile de Carnaval será realizado no local. O grupo Seresteiros ao Luar ficará no coreto tocando marchinhas para que todos possam aproveitar a festa.

O evento ainda conta com a participação da Banda Infernal, Em Cena Produções Artísticas, Bloco do R e integrantes do Grupo da Melhor Idade, do Fundo Social de Solidariedade de Itu (Funssol).

O evento tem apoio da Prótur, Secretaria Municipal de Saúde, do Coral Vozes de Itu, Itu Casa Decor e Plataforma 5.

Trânsito interditado

No dia do evento, o trânsito será interditado, a partir das 18 horas, na Rua Barão do Itaim, esquina com a Rua Monsenhor Monteiro, Praça Padre Miguel, Rua Madre Teodora e Rua Dr. José Elias (esquina com Rua dos Andradas).

Sobre o homenageado

Dorival Caymmi, nascido em Salvador no dia 30 de abril de 1914 e falecido no Rio de Janeiro em 16 de agosto de 2008, foi um cantor, compositor, violonista, pintor e ator baiano. É autor de músicas emblemáticas como “O que é que a baiana tem?”, “Saudades da Bahia”, “Samba da minha terra”, “Vatapá”, entre tantas outras que exaltam a cultura brasileira.

“Maracangalha”, tema do Carnaval de Marchinhas deste ano, foi gravada em 1956 e fala de um lugarejo onde havia uma usina de açúcar, fazendo muito sucesso no carnaval do ano seguinte. As composições de Caymmi projetaram o Brasil e sua cultura no exterior, especialmente nos filmes de Carmem Miranda nos grandes estúdios norte-americanos.

Comentários