Cultura

Publicado: Quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Cantores participam de I Oficina de Canto Litúrgico em Itu

Cerca de 60 pessoas se reuniram no encontro pioneiro na cidade.

Crédito: Divulgação/Museu da Música - Itu Cantores participam de I Oficina de Canto Litúrgico em Itu
Oficina de canto litúrgico em Itu

Entre os dias 25 e 26 de outubro, o Museu da Música - Itu e a Paróquia Nossa Senhora Candelária realizaram a I Oficina de Canto Litúrgico, a fim de instrumentalizar cantores dos grupos da Igreja Católica com noções sobre a música sacra. O evento contou com cerca de sessenta cantores atuantes nas paróquias de Itu.

Durante os dois dias do encontro, os professores Felipe Boni, Paulo Zeppini e Luís Roberto de Francisco trabalharam questões de leitura musical e desenvolvimento rítmico, repertório e interpretação, enquanto a cantora Fátima Oliveira, do Coral Vozes de Itu, discutiu questões de respiração e técnica vocal. A oficina também contou com a participação do padre Clóvis Fontenla e seminarista Daniel Romano, que apresentaram importantes informações sobre o papel da música na liturgia católica.

Segundo a organização, o aproveitamento dos participantes foi expressivo, sobretudo pela abordagem da oficina, com atividades voltadas para o repertório utilizado no dia a dia dos diversos cantores. O encontro, que foi aberto pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Candelária, contou também com grande apoio do Monsenhor Durval de Almeida, reitor da Igreja do Bom Jesus, onde foi realizada a oficina.

Durante o evento, os presentes puderam também tomar contato com o patrimônio musical de Itu, pois o Madrigal do Museu da Música – Itu cantou o Pange Lingua, do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, compositor mais antigo da cidade.

A I Oficina de Canto Litúrgico de Itu, oferecida gratuitamente, contou com apoio do Instituto Cultural de Itu, entidade mantenedora do Museu da Música. Dado o sucesso do evento, organizadores afirmam que no próximo ano novas iniciativas serão levadas adiante, a fim de desenvolver o trabalho já realizado.

Comentários