Cultura

Publicado: Segunda-feira, 23 de abril de 2018

"Canhão" de Zico Gandra é doado ao Museu da Música de Itu

Peça entrou em exposição temporária em fevereiro.

Crédito: Fernanda de Francisco "Canhão" de Zico Gandra é doado ao Museu da Música de Itu
Doação foi recebida pela Profa. Maria Eliza Chierighini

Uma rara peça ligada à cultura popular de Itu foi doada ao Museu da Música pela Sra. Maria Helena Gandra. Trata-se de um “canhão de confete” inteiramente construído pelo seu pai, Amador Ferreira Gandra Filho, o "Zico", que marcou a história de Itu pela construção do boneco explosivo do Judas, por mais de 70 anos.

A doação foi recebida pela Profa. Maria Eliza Chierighini, do Conselho Curador do Museu e entrou em exposição temporária no mês de fevereiro.

História

Conhecido como Zico Gandra, o artista confeccionava diversos tipos de trabalhos artesanais, e é lembrado pelos ituanos quando o assunto é “Estouro do Judas”. Ele foi responsável pela realização do evento na cidade de 1938 a 2003, sempre inovando e aprimorando o sistema de confecção do boneco.

Zico também foi um entusiasta da música, conhecia detalhes de obras que foram famosas e se perderam com a população no decorrer dos anos. E era ainda um contador de histórias, cultivando o imaginário, produzindo contos e lendas. Faleceu no dia 10 de junho de 2010, aos 95 anos.

O Museu da Música – Itu tem sede à Rua Floriano Peixoto, 480, no Centro de Itu/SP e está aberto a visitas aos domingos, entre 9h e 13h. É mantido pelo Instituto Cultural de Itu.

Comentários