Cultura

Publicado: Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Caminhada Musical irá relembrar antigos carnavais em Itu nesta sexta

Evento ocorre a partir das 20 horas, na Praça da Matriz.

Crédito: Ana Beatriz Caminhada Musical irá relembrar antigos carnavais em Itu nesta sexta
Objetivo do evento é transformar a Praça da Matriz em um baile de Carnaval como nos velhos tempos

A Caminhada Musical “Ô Abre Alas que vamos passar...” promete muitas surpresas para quem comparecer à Praça Padre Miguel (Largo da Matriz) na sexta-feira, dia 8 de fevereiro, a partir das 20 horas. A caminhada terá como anfitriões o Pierrot e a Colombina, que levarão todos os presentes por um passeio aos carnavais de antigamente, com muita descontração e alegria.

Para trazer à tona o saudosismo que o tema desperta, serão apresentadas marchinhas e os participantes dos blocos estarão com fantasias que lembrarão a época. A Caminhada Musical é organizada Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo do evento é transformar a Praça da Matriz em um baile de Carnaval como nos velhos tempos, em que os salões de Itu ficavam cheios de foliões que amanheciam dançando e cantando ao som de tradicionais bandas da cidade. Os blocos de outrora também serão lembrados.

E não se pode falar do Carnaval em Itu sem mencionar o Bloco do R, que também participará do evento. O bloco foi o único que sobreviveu e permaneceu na ativa desde sua fundação, em 1958, quando surgiu como uma brincadeira entre amigos com o nome de Bloco da Ralé e chegou a ter 300 integrantes em seus anos de glória.

Além do Bloco do R, que animará os foliões, os Seresteiros ao Luar apresentarão as marchinhas durante o percurso da caminhada acompanhados dos integrantes dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) Promai e Bumba Meu Boi e do Coral Vozes de Itu, que desfilarão nos blocos.

Ao final do desfile os Seresteiros ao Luar continuarão a tocar no coreto da praça, finalizando a caminhada com um grande baile. Quem participar, além de acompanhar as tradicionais marchinhas de Carnaval, terá grandes surpresas que ajudarão todos a entrar no clima.

Curiosidades

No ano de 1949, Itu teve seu primeiro Rei Momo. Foi Gumercindo Barranqueiros, que deixou seu nome escrito na história da cidade. A figura do Rei Momo foi criada pelo jornal “A Noite”, do Rio de Janeiro, para o Carnaval carioca de 1933. Já a primeira Rainha do Carnaval ituano foi Elvira Dias, uma rainha bonita e simpática que desfilava por todos os blocos e cordões carnavalescos de Itu.

A J. Ramires, pertencente a João Ramires, foi a única orquestra exclusivamente carnavalesca. Os músicos tocavam em outras bandas e se juntavam no período de Carnaval para formar a banda que animava os bailes carnavalescos do Ituano Clube. Os músicos começavam a tocar às 11h30 e só paravam às 4h30 da madrugada, sem intervalo. Os músicos se revezavam para que a saída de um não interferisse na harmonia das músicas.

Comentários