Cultura

Publicado: Segunda-feira, 22 de maio de 2017

Biblioteca Histórica do Bom Jesus recebe homenagem

Colégio São Luís oferece coleção comemorativa.

Crédito: Fernanda de Francisco Biblioteca Histórica do Bom Jesus recebe homenagem
Allie Marie recebe coleção oferecida pelo Colégio São Luís

Durante as celebrações do 150º de fundação do Colégio São Luís, no recinto do auditório do Regimento Deodoro, a Biblioteca Histórica Padre Luiz D’Elboux, uma das organizadoras das celebrações em Itu, foi homenageada pelo Colégio São Luís.

Considerando que a Biblioteca reúne obras históricas da antiga coleção de livros dos Jesuítas ituanos, algumas oriundas do próprio Colégio São Luís, o seu Diretor de Humanística, Padre Geraldo Lacerdine, que veio a Itu para realizar a abertura das comemorações, agraciou a Biblioteca Histórica com uma coleção das obras completas do Padre Antonio Vieira.

Considerado o maior escritor da língua portuguesa, o Padre Vieira fviveu na Bahia, no século XVII e sua obra se tornou um marco na literatura colonial brasileira e da própria Companhia de Jesus. Trata-se da primeira edição completa da obra, parceira entre centros de estudos em Portugal e no Brasil, impressa pela Editora Loyola com 30 volumes e 15 mil páginas.

A coleção, comentada e atualizada, traz cartas, sermões e escritos político-sociais, além de poesia e teatro e textos inéditos. A obra contou com a direção de José Eduardo Franco e Pedro Calafate, com a colaboração dos mais renomados especialistas de Portugal e do Brasil, demandando uma década de intensa investigação científica.
A coleção oferecida à Biblioteca Histórica está embalada em dois elegantes caixotes de madeira e foi entregue pelo Padre Lacerdine à Coordenadora Allie Marie Dias de Queiroz.

A Biblioteca Histórica da Igreja do Bom Jesus foi criada em 2014, em parceria entre a Igreja do Bom Jesus e o Instituto Cultural de Itu, para organizar a coleção remanescente da antiga Biblioteca dos Jesuítas, deixada em Itu em 1992. A coleção guarda obras históricas escritas por Jesuítas, com destaque para as singelas edições da Typographia do Apostolado, criada em 1896 pelo Pe. Bartolomeu Taddei, ali mesmo na Igreja do Bom Jesus, sobretudo o Mensageiro do Coração de Jesus.

O acervo está sendo organizado por alunos do curso de História do CEUNSP, sob a direção da Coordenadora Allie Marie Dias de Queiroz e orientação da bibliotecária Profa. Maria Cristina Monteiro Tasca. Desde 2016 o acervo tem como patrono o intelectual ituano, Padre Luiz D’Elboux (1916 – 2002), jesuíta, grande apreciador da obra do Padre Vieira. 

Comentários