Cultura

Publicado: Terça-feira, 21 de março de 2017

Biblioteca História do Bom Jesus abre mostra "Três Horas de Agonia"

Ação comemora os 150 anos da cerimônia em Itu.

Crédito: Acervo/Museu da Música - Itu Biblioteca História do Bom Jesus abre mostra "Três Horas de Agonia"
Calvário para as Três Horas de Agonia

A antiga cerimônia das Três Horas de Agonia (Sermão das Sete Palavras), ganhou uma pequena mostra no dia 17 de março, celebrando os 150 anos desde que foi realizada pela primeira vez em Itu. A iniciativa partiu da Igreja do Bom Jesus e da Biblioteca Histórica, que levantou diversas informações sobre a sua história.

A cerimônia foi introduzida em Itu em 1867, pelo Padre Antonio Onorati e realizada pela primeira vez na Igreja Matriz. Desde 1868 passou a ser feita na Igreja do Bom Jesus. Trata-se de um teatro sacro, cujo sermão medita as sete últimas frases ditas por Jesus já pregado á Cruz. Além da oratória, são entoados responsórios, ultimamente executados pelo Coral Vozes de Itu.

A pequena mostra revela informações sobre a obra musical que também completa 150 anos, intitulada "Três Horas de Agonia" ou "As Sete Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo na Cruz", um conjunto de sete motetes, em forma de recitativos e corais, primeira obra do gênero no Brasil, composta pelo Maestro ituano Elias Álvares Lobo. cujos originais estão preservados no Museu da Música e foram integralmente recuperada em 1995 pelo Coral Vozes de Itu.

A mostra fica aberta de terça a domingo, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na entrada da Igreja Bom Jesus, localizada na Praça Padre Anchieta - Centro - Itu/SP.

O Sermão das Sete Palavras será realizado na Igreja do Bom Jesus, na Sexta-Feira Santa, 14 de abril, a partir das 10h, tendo por pregador o Padre Almir de Andrade.

Encontro “Do Teatro Sacro às Três Horas de Agonia”

A Biblioteca Histórica promoverá o encontro cultural “Do Teatro Sacro às Três Horas de Agonia” para discutir a origem e o sentido da cerimônia, que surgiu na América Espanhola (séc. XVII). Participarão o Padre Almir de Andrade, especialista em cultura religiosa medieval e o Prof. Luís Roberto de Francisco, pesquisador da Biblioteca.

O evento será no dia 12 de abril, Quarta-Feira Santa, às 19h30 na Igreja do Bom Jesus. Na ocasião já estará armado o cenário do Calvário. A entrada é franca e será emitido certificado aos interessados.

Comentários