Cultura

Publicado: Segunda-feira, 23 de julho de 2018

Banda União dos Artistas encerra o 25º Festival de Artes de Itu

Aproximadamente 25 mil pessoas prestigiaram o evento esse ano

Crédito: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu Banda União dos Artistas encerra o 25º Festival de Artes de Itu
Banda União dos Artistas realizou concerto de encerramento do Festival

A centenária Corporação Musical União dos Artistas foi a atração do encerramento do 25º Festival de Artes de Itu. O concerto foi realizado no auditório da Prefeitura e prestigiado por um público que se encantou com a Banda União dos Artistas, como é carinhosamente conhecida, que completou 106 anos em 2018. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Guilherme Gazzola, os secretários municipais Geraldo Gonçalves Júnior (Cultura) e Moyses Alberto Leis Pinheiro (Administração) e diretores municipais.

Guilherme Gazzola falou que a população ituana e os turistas respiraram cultura durante o Festival, a exemplo do trabalho que tem sido desenvolvido pela Secretaria de Cultura desde o início da atual administração. Destacou que a participação dos artistas e público ituanos nesse processo denotam cidadania e um passeio pela história do município, que tanto nos orgulhamos. Agradeceu a todos os envolvidos no evento e ressaltou que nada mais justo que encerrar a 25ª edição do Festival com a Banda União dos Artistas, que representa a história de Itu.

O secretário de Cultura fez uma breve explanação antes do concerto, quando mostrou fotos de todas as atrações dessa última edição do Festival e divulgou números que revelam a grandiosidade do evento que ocorreu no período de 6 a 22 de julho. Foram 80 atrações, 29 oficinas, 11 exposições, com a participação de um público direto estimado em torno de 15 mil pessoas e público rotativo de 10 mil pessoas.

As atrações, de 15 áreas diferentes como música, dança, teatro, cinema, puderam ser vistas em diversos pontos da cidade, numa evidente democratização e incentivo à cultura. A maior parte das atrações desta edição do Festival de Artes de Itu foi composta por artistas ituanos, numa valorização de talentos locais, bem como por público formado predominantemente por moradores da cidade, o que revelou que se forma cada vez mais um grupo atento à cultura e que participa dos eventos desse segmento.

Houve apresentações e intervenções culturais nas Praças Padre Miguel (Matriz) e da Independência (Carmo), Igrejas Matriz Nossa Senhora Candelária, do Bom Jesus e Nossa Senhora do Patrocínio, no Passeio Público Marcos Steiner Netto – Becão, no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Jardim Vitória, no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Temec), na Casa da Praça, na Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama), nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bumba Meu Boi, Recriança, Pipa e Promai, no Pró-Memória Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Itu, na Escola Estadual Regente Feijó, no Espaço Ituano de Turismo e Cultura, no Museu da Energia, na Biblioteca Municipal Professor Olavo Valente de Almeida, no Sesi Itu, no Espaço Fábrica São Luiz, no Plaza Shopping Itu, Museu Republicano “Convenção de Itu”/USP e no auditório da Prefeitura.

Comentários