Cultura

Publicado: Terça-feira, 29 de setembro de 2015

Atividades diversas marcam 'Primavera dos Museus' no Museu Republicano

9ª Edição da ação falou sobre as memórias indígenas.

Crédito: Divulgação/Museu Republicano de Itu Atividades diversas marcam 'Primavera dos Museus' no Museu Republicano
Atividade da Primavera dos Museus no Museu Republicano de Itu

Entre 21 e 24 de setembro, cerca de aproximadamente 738 pessoas, dentre estas, crianças, jovens, adultos e idosos visitaram as exposições e participaram das ações educativas do Museu Republicano "Convenção de Itu", especialmente preparadas para a 9ª edição da "Primavera dos Museus". O tema da ação este ano possibilitou uma reflexão acerca da memória indígena.

Foi realizada, no primeiro dia, uma oficina de fabricação de brinquedos baseados nas lendas indígenas, com a educadora Cristina Nizzola. No dia seguinte, foi a vez da atividade educativa "Canoas das monções: construção e funções", para crianças de 6 a 10 anos. O Grupo Reinações, do Programa “Ler é uma viagem”, trocou receitas culinárias contendo ingredientes básicos da alimentação indígena no dia 23. Na mesma data, houve conversa com o fotógrafo Leonil Junior. E para encerrar, no dia 24, ocorreu o programa “Debaixo do pé de Pitanga”, com contos tradicionais indígenas baseados nas obras de Luis da Câmara Cascudo, preservadas na Biblioteca do Museu Republicano.

As mostras de acervos ainda podem ser visitadas até o dia 30 de outubro, no Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”/MP/USP, localizado na Rua Barão de Itaim, 140, Centro - Itu/SP. De segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (11) 4023-0240.

Mostra da Biblioteca:

- Mostra de Imagens da Viagem Filosófica pelas capitanias do Grão Pará, Rio Negro, Mato Grosso e Cuiabá. 1783-1790, de Alexandre Rodrigues Ferreira.

- Mostra de objetos indígenas. Recipientes de tradição cerâmica tupiguarani, pertencentes ao acervo do Museu Republicano.

- Exposição fotográfica: Brasil, uma Aldeia Multiétnica.
O jovem fotógrafo Leonil Junior traz ao público um conjunto de imagens da sua última vivência, que ocorreu na VI Aldeia Multiétnica do Encontro de Culturas, encravada na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, de 20 a 28 de julho. As imagens retratam Indígenas Brasileiros das etnias Yawalapiti, Funi-ô, Xavante, Kayapó (mebêngôkre), Kariri xocó, Krahô e tantas outras que se misturaram num festival de cores e costumes, cujo objetivo era celebrar a vida.

Comentários