Cultura

Publicado: Segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Assatemec promove masterclass de violino no dia 11 de setembro

Atividade será ministrada por Tânia Camargo Guarnieri.

Assatemec promove masterclass de violino no dia 11 de setembro
Tânia Camargo Guarnieri é filha do prestigioso compositor brasileiro Camargo Guarnieri

A Associação Amigos do Teatro Maestro Eleazar de Carvalho (Assatemec) promove no dia 11 de setembro (quinta-feira) uma masterclass de violino ministrada pela violinista Tânia Camargo Guarnieri. A atividade tem vagas limitadas para executantes e as inscrições são gratuitas. A masterclass será realizada no próprio Temec.

Sobre a violinista

Tânia Camargo Guarnieri é filha do prestigioso compositor brasileiro Camargo Guarnieri (1907-1993). Desde cedo, demonstrou grande interesse pela música e pelo violino. Aos quatorze anos recebeu o primeiro prêmio no IV Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil, no ano seguinte venceu o Concurso Novos Talentos e começou a se apresentar regularmente em público, sendo sempre recebida entusiasticamente pelo público e pela crítica especializada.

Aos dezoito anos, Tânia recebeu uma bolsa de estudos para a Universidade de Wisconsin em Milwaukee, venceu o Concurso Delta Omicron e foi agraciada com o Talent Award Leonard Sorkin pela Universidade de Wisconsin. Também estudou viola com Jerry Horner.

Tânia tem se apresentado por todo Brasil como recitalista, camerista e solista de várias orquestras, entre as quais a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Petrobrás, sob a batuta de regentes renomados, tais como Eleazar de Carvalho, Camargo Guarnieri, Ernst Mahle, Alessandro Sangiorgi, János Ács, Maurice Peress.

Em 1997, ela gravou no Rio de Janeiro as Sonatas para violino e piano de Camargo Guarnieri, tendo Laís de Souza Brasil ao piano, em CD distribuído na América do Sul e Estados Unidos. Nos últimos anos, além de manter a carreira em seu país natal e na Itália, apresentou-se em vários países, tais como Israel, Hungria, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Síria, Albânia e Sérvia. Tânia toca em um violino Carlo Bergonzi de 1733.

Serviço:
Masterclass de violino
Data: dia 11 de setembro
Horário: das 10h às 12h e das 14h às 16h
Local: Temec
Endereço: Rua Cuiabá, nº 61 – Bairro Brasil
Informações: (11) 4022-0206 | [email protected]

Comentários