Cultura

Publicado: Quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Apresentações culturais gratuitas são atração no SESI Itu em novembro

Programação reúne teatro, música, cinema e dança.

Apresentações culturais gratuitas são atração no SESI Itu em novembro
Banda Sambagroove

O SESI Itu recebe, no mês de novembro, uma extensa programação cultural que reúne teatro, música, cinema e dança. Todas as apresentações são gratuitas e não é necessário ser sócio do SESI para participar.

Para garantir o lugar, é possível fazer a reserva antecipada pela internet, através do site www.sesisp.org.br/meu-sesi.

O SESI-SP é uma importante instituição fomentadora de ações culturais do país e apresenta o projeto Sesi-SP Produções Locais, que privilegia artistas do interior paulista. Ao abrir espaço para novos talentos em montagens gratuitas de teatro, dança e música, incentiva a produção artística da região, forma públicos e promove a democratização do acesso à cultura.

> Programação

05/11 quinta - 20h - TEATRO
O Último Sarau – Uma Peça de Corpo Presente
Os Geraldos
14 – Não recomendado para menores de 14 anos
Tema: O amor e a arte | Conteúdo: recriação do sarau lítero-musical
A morte próxima do diretor artístico do Grupo Arte & Vida, que por 30 anos promoveu eventos culturais em uma pequena cidade fictícia, é ocasião para realizar um último sarau com a sua presença. Poemas, canções e cenas que fizeram parte da história dessa companhia são apresentados em uma despedida alegre que, ao evocar memórias e afetos, conduzem a uma reflexão sobre a vida, o amor e a arte. Os Geraldos, desde seu surgimento em 2008, têm realizado projetos contemplados por órgãos públicos e privados de fomento cultural. Atualmente, é formado por doutorandos, mestres e bacharéis em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Com quatro espetáculos no repertório, eles já passaram por mais de 60 municípios em nove Estados brasileiros, receberam 40 prêmios e 32 indicações, além da participação e premiação em festivais internacionais em países como Marrocos, Argentina e Peru.
Comédia Dramática, Adulto, 60 min
Direção: Roberto Mallet | Dramaturgia e trilha sonora: Roberto Mallet e Os Geraldos | Elenco: Carolina Martins Delduque, Douglas Rodrigues Novais, Jaqueline Pascholati Dalio, Julia Cavalcanti Santos, Maíra Coutinho Herissé, Marina Milito e Lucas Gonzaga | Iluminação: Giuliano Bonesso | Cenografia: Roberto Mallet, Eduardo Caiuby Novaes e Helô Cardoso | Figurino: Os Geraldos

06/11 sexta - 20h - MÚSICA
Velha Maromba
Tributo aos Compositores Nordestinos
L – Livre para todos os públicos
O grupo homenageia grandes compositores nordestinos – Luiz Gonzaga (1912-1989), Alceu Valença (1946), Zé Ramalho (1949), Raul Seixas (1945-1989), Jackson do Pandeiro (1919-1982), Dominguinhos (1941-2013) e Sivuca (1930-2006) – mestres que ajudaram a moldar a nossa cultura e que fazem parte do imaginário popular brasileiro. A interpretação dançante e alegre de clássicos e canções especiais apresenta toda a beleza poética, rítmica e melódica de um gênero que conquistou o país. A inventividade do povo do Nordeste não tem limite, esse jeito agreste e miraculoso faz nascer vários gênios das artes. É preciso dar valor e tornar mais conhecida essa poesia e essa música cheia de vitalidade e alegria. Em atividade ininterrupta desde 2001, o grupo sorocabano interpreta canções do estilo pé de serra – baião, xote, xaxado, frevo, arrastapé, quadrilha, ciranda – manifestações culturais típicas do norte e nordeste do Brasil.
Popular, 90 min
Sanfona e voz: Jefferson Paes | Voz e violão: João Calango | Zabumba: José de Sá | Triângulo: Eduardo Novaes

12/11 quinta - 20h - TEATRO
O Café
Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos
16 – Não recomendado para menores de 16 anos
Tema: solidão | Conteúdo: drama com lembranças e reflexões sobre a vida
A montagem traz ao palco um dia na vida de um senhor solitário. Em meio ao caos do dia a dia, Olavo prepara um café forte, amargo, como a vida que o rodeia em sua casa, longe das pessoas queridas. A sua companhia são as lembranças que carrega consigo, guardadas em caixas velhas e na memória. A bebida, ácida demais, às vezes é difícil de engolir, mas as recordações podem suavizá-la da mesma maneira que faz com o seu coração cansado. O velho se depara, então, com uma escolha: adoçar ou não o café. A Cia. Polichinelo foi criada em 1997 e tem se aprofundado em sua pesquisa no campo do teatro de animação, explorando diferentes possibilidades de diálogos com o público. Suas produções, tanto para adultos como para crianças, a tornam reconhecida como uma das importantes companhias do gênero do Estado de São Paulo. Em 2010, o grupo fundou o museu Espaço do Boneco, na cidade de Araraquara, onde estende seu trabalho à comunidade e tem fixada sua trajetória.
Teatro de Bonecos e Formas Animadas, Adulto, 75 min
Concepção e direção: Márcio Pontes | Elenco: Márcio Pontes | Bonecos e cenários: Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos | Iluminação e sonoplastia: Paulo Costa | Trilha sonora, composição e arranjos: Luciano Pedro Antonio | Execução de figurinos: Ateliê da Vovó | Fotografia: Paulo Costa | Produção: Cia. Polichinelo de Teatro de Bonecos

13/11 sexta - 20h - MÚSICA
Banda Sambagroove
Sambagroove
L – Livre para todos os públicos
O grupo desenvolve um conceito inovador na música genuinamente brasileira, mistura influências valorizando sempre o idioma e os ritmos daqui, apresentando um som dançante de levadas percussivas eletrizantes. A proposta é trazer uma sonoridade contemporânea à tradição do samba, fazendo nascer daí algo novo. A banda faz a fusão com a arte pop mundial e prima na recriação da bossa nova, tropicália, manguebeat, entre outros movimentos, em um repertório com versões groovadas, numa batida característica das principais canções nacionais e internacionais juntamente a composições autorais em blocos, meddley, executadas pela célula rítmica do Sambagroove.
Popular, 90 min
Voz, guitarra e violão: Felipe Cambero | Cavaco, percussão, efeitos e voz: Elton Lu | Percussão e voz: Renato Chica | Bateria e voz: Erick Chica | Contrabaixo e voz: Bião Petrella | Direção musical: Erick Chica | Direção artística: Renato Chica | Arranjos: Erick Chica e Felipe Cambero

Agenda cultural completa
04/11 quarta - 19h - CINEMA - Hoje Eu Quero Voltar Sozinh

Comentários