Cultura

Publicado: Terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Antigo túmulo do Maestro Elias Lobo é recuperado

Conjunto de peças foi entregue ao Museu da Música de Itu.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Antigo túmulo do Maestro Elias Lobo é recuperado
Despojos do maestro Elias Álvares Lobo estão em Itu

O Museu da Música – Itu recebeu em doação, em agosto do ano passado as partes decorativas do antigo túmulo do Maestro Elias Álvares Lobo, construído em 1901 na ocasião de sua morte no Cemitério da Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Paulo. Após a exumação de seus despojos, trazidos para Itu, o túmulo foi desmontado. A família Álvares Lobo, representada por Marcelo Lobo Rosa, bisneto do compositor, entregou as peças de mármore italiano ao Museu da Música, em conjunto total de sete partes.

Ao longo dos últimos meses de 2014 a marmoraria CIMAG, empresa com tradição de quase quarenta anos de atividade em Itu, incumbiu-se da tarefa de restauração da peça. As diversas partes de mármore de Carrara estavam bastante sujas e desmontadas, devido ao tempo e má conservação. Foram limpas e reconstruídas.

A peça principal, de mármore branco, em formato de cruz, traz, gravados em alto relevo, os nomes de Elias Álvares Lobo e sua segunda esposa, Isabel de Arruda Lobo além de suas datas de nascimento e morte. O conjunto foi trazido ao Museu da Música e remontado, e poderá compor exposições no futuro.

Segundo os proprietários da empresa CIMAG, Vicente Boff e filhos, que ofereceram graciosamente o trabalho, foi um privilégio recuperar o monumento, que representa um patrimônio para a cidade de Itu, pois nele repousaram, por mais de cem anos, os despojos de um dos compositores mais importantes para música brasileira no século XIX.

Comentários