Cultura

Publicado: Segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ano NWS tem primeiros eventos confirmados

Programação começa em Itu a partir de abril.

Crédito: A.I / Ano NWS Ano NWS tem primeiros eventos confirmados
Olga Sodré palestrará sobre a obra

A presidente do Instituto Superior de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré (ISEB-NWS), doutora Olga Regina Frugoli Sodré, anunciou no dia 13 de janeiro (quinta-feira) algumas atividades que já estão confirmadas dentro da programação do Ano Nelson Werneck Sodré, em Itu.

Entre os dias 4 e 24 de abril será organizada uma mostra temporária das obras do historiador, nas dependências do Centro de Estudos do Museu Republicano. E no dia 13 de abril, a partir das 18h30, serão realizadas duas conferências no Auditório do mesmo Centro de Estudos.

O primeiro conferencista será o professor Marcos Silva, organizador do “Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré”, que discorrerá sobre as obras do historiador. A segunda conferencista será a doutora Olga Regina Frugoli Sodré, que falará sobre a obra “Desenvolvimento Brasileiro e Luta Pela Cultura Nacional”. Após sua explanação, será realizado o lançamento de um livro organizado por ela, com o mesmo título de sua palestra.

De acordo com Olga Sodré, outras atividades do Ano NWS estão sendo planejadas em várias cidades brasileiras e devem ser confirmadas nas próximas semanas.

Sobre Marcos Silva

É Professor Titular em Metodologia da História, Doutor e Mestre em História Social pela FFLCH/USP, São Paulo, SP, com Pós-Doutorado na Université de Paris III. Foi Bolsista da FAPESP, do CNPq, do CNRS e da Biblioteca Nacional. Assessorou Equipes de Professores de História das Redes Estadual Paulista e Municipal Paulistana. Publicou “Prazer e poder do Amigo da Onça” (Paz e Terra, 1989), “História – O prazer em Ensino e Pesquisa” (Brasiliense, 1995; reeditado em 2003) e “Dicionário Crítico Câmara Cascudo” (Perspectiva, 2003, relançado em 2006), dentre outros livros, além de artigos. É Autor do projeto e co-Autor do texto final do “Atlas Histórico do Rio Grande do Norte” (Diário de Natal, 2006).

Dicionário Crítico Nelson Werneck Sodré

Organizado em 73 verbetes, cada um dos quais trata de uma obra específica do historiador, a obra reflete sobre a produção do historiador, realizando o balanço de sua contribuição e indicando novos caminhos para a discussão atual acerca dos campos teóricos e temáticos explorados por Werneck Sodré. As diferentes formações e práticas teóricas e políticas, dos cerca de 80 Doutores e Mestres colaboradores desta obra organizada por Marcos Silva, se revelam na abordagem múltipla que fazem da produção do historiador.

Sobre Olga Sodré

É filha da ituana Yolanda Frugoli Sodré e do militar, historiador e escritor Nelson Werneck Sodré. É doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integra ainda o Grupo de Trabalho, Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP).

Sobre o Centro de Estudos

O Centro de Estudos do Museu Republicano “Convenção de Itu”, vinculado ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP), está localizado em um imóvel conhecido entre os ituanos como a “Casa do Barão”, por ter sido a residência da família de Bento Dias Almeida Prado, o Barão de Itaim. Figura de destaque na economia e na política ituanas do tempo do Império, ele residiu ali com sua esposa, a baronesa Ana Eufrozina.

O Centro de Estudos está localizado na mesma rua do Museu Republicano e abriga, além da Biblioteca, as áreas administrativa, científica e a curadoria da instituição. Fica situado à Rua Barão do Itaim, número 140, na região central da cidade de Itu.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4023-0240 ou (11) 4023-6533.
 

Comentários