Cultura

Publicado: Sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Almanaque reúne histórias e curiosidades da seresta em Itu

Material foi lançado com apresentação do Quarteto Tristão Jr.

Crédito: André Roedel/Itu.com.br Almanaque reúne histórias e curiosidades da seresta em Itu
Apresentação aconteceu em frente à Casa da Praça

Veja as fotos desta notícia no Flickr

Nesta quinta-feira, dia 17 de setembro, ocorreu em frente à Casa da Praça o lançamento do Almanaque de Serestas preparado pelo Museu da Música – Itu. O material traz imagens, notícias de jornal, curiosidades e testemunhos que marcam a história da seresta na cidade, além de um CD com várias obras de compositores ituanos. Uma apresentação musical do Quarteto Tristão Júnior e a abertura da Mostra Cultural “Seresteiros de Itu” marcaram o evento.

“Ao longo de dois anos nós trabalhamos em cima da pesquisa da seresta de Itu e abrimos a exposição, que atendeu 1500 alunos e um público interessante e interessado. E a gente achou que esse material não podia ficar restrito somente àquela exposição. Então organizamos esse almanaque como fruto do mesmo material de pesquisa da exposição”, disse o historiador Luis Roberto de Francisco, Mestre em História e regente do Coral Vozes de Itu.

Já o CD foi gravado pelo próprio Quarteto Tristão Júnior, que completou 25 anos de existência em 2015. Formado por Célia Trettel (violão), Tabajara dos Santos (clarinete, saxofone, compositor e arranjador), Gilmar de Campos (flauta), Vinícius Gavioli (flauta) e Rubens Garcia (contra-baixo), o conjunto se apresentou pela primeira vez em janeiro de 1990.

Prática comum

Luis Roberto explica que as serestas eram muito comuns em Itu. “Era muito comum, numa noite como esta, de tempo bom, uma noite enluarada, as pessoas receberem homenagens. A seresta está muito ligada à questão da paquera, mas também como homenagem a um visitante ilustre, a um político, um músico ou mesmo homenagens de uma família para outra. Então era comum a pessoa acordar no meio da noite com o nhonhô Tristão embaixo da janela tocando suas músicas”, relata.

A mostra

A mostra cultural “Seresteiros de Itu” conta com fotos, depoimentos, uma reprodução de parte da partitura de “Ausência Cruel”, de Tristão Junior, e textos que descrevem um pouco sobre como eram as serestas na cidade. “A exposição fala sobre a seresta. Então ela traz a história do nhonhô Tristão e dos outros grupos de seresta que existiram em Itu”, completou o historiador. A mostra pode ser conferida na Casa da Praça, que fica na Praça Padre Miguel, 56, Centro.

Como adquirir o almanaque

O almanaque, patrocinado pelo Instituto Cultural de Itu, custa R$ 50,00 e as encomendas podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Durante o período de lançamento (até o final de setembro) haverá um preço promocional de R$ 40,00. Toda a renda é revertida para a realização de ações educativas com estudantes das escolas públicas, semanalmente atendidos pelo Museu da Música.

Realização

O evento integrou a programação de eventos lembrando os 80 anos da morte do compositor ituano Tristão Mariano da Costa Júnior (1880-1935), realizada pelo Museu da Música e a Secretaria Municipal de Cultura, com apoio do Instituto Cultural de Itu, Sesc-SP e Sincomercio.

Comentários