Cultura

Publicado: Terça-feira, 13 de março de 2018

ACADIL visitará Museu Casa Mário de Andrade

O escritor paulistano é um dos patronos da associação.

A Academia Ituana de Letras (ACADIL) visitará no próximo sábado, dia 17 de março, a partir das 10h30, o Museu Casa de Mário de Andrade. O escritor paulistano, falecido em 1945, é um dos patronos da ACADIL, dada sua ligação com a pesquisa sobre Itu no período colonial. A última obra produzida por ele “Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, de edição póstuma, revela interessante e profundo trabalho de pesquisa sobre a arte colonial paulista, a produção artística em nossas igrejas antigas e a trajetória do padre artista, cujo legado a cidade de Itu precisa conhecer melhor.

Mário de Andrade é também o responsável pelo reconhecimento da Igreja Matriz de Nossa Senhora Candelária como patrimônio histórico nacional. O tombamento foi o primeiro de um monumento paulista pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 1938. Portanto, a ACADIL está se preparando para a celebração dos 80 anos do tombamento.

Em um primeiro encontro - reunião reservada da ACADIL – a acadêmica Maria Lúcia Caselli apresentou aspectos da obra poética do escritor e seu envolvimento com a Semana de Arte Moderna (1922). Após a visita ao museu, o grupo receberá, em abril, a professora Dra. Maria Sílvia Ianni Barsalini, autora da tese “Mário de Andrade constrói o Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, defendida na USP em 2011.

O grupo de acadêmicos, acompanhado de amigos e interessados na obra de Mário de Andrade, participará de uma oficina sobre o ambiente literário no qual convivia Mário de Andrade e intelectuais brasileiros.

O Museu Casa de Mário de Andrade está localizado à Rua Lopes Chaves, 546, Barra Funda, São Paulo e é mantido pela Secretaria de Estado da Cultural.

A Academia Ituana de Letras é uma associação que congrega 32 escritores de diversas áreas. Reúne-se mensalmente e realiza eventos periódicos abertos ao público. Publica, anualmente, além de sua revista acadêmica, obras reunindo a produção de seus associados.

Comentários