Cultura

Publicado: Segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Acadil prorroga prazo de entrega do II Concurso "Convenção de Itu"

Trabalhos literários poderão ser entregues até 30 de setembro

Acadil prorroga prazo de entrega do II Concurso "Convenção de Itu"
Concurso literário tem a "Convenção de Itu" como tema

A Academia Ituana de Letras (Acadil) e o Museu Republicano divulgaram, no fim de agosto, um novo Edital que prorroga o prazo de entrega dos trabalhos para o II Concurso Literário "A Convenção de Itu". A prorrogação se deve a mudança de época das férias escolares neste ano, motivadas pela realização da Copa do Mundo no país, que acabaram prejudicando o trabalho dos estudantes do Ensino Fundamental da maioria das escolas de Itu, que se interessavam pela participação no concurso.

Sendo assim, o período das inscrições de trabalhos fica prorrogado até o dia 30 de setembro. A divulgação dos textos selecionados ocorrerá na primeira quinzena de novembro. Os estudantes do Ensino Fundamental deverão apresentar trabalho individual, sendo que cada participante poderá inscrever um único texto.

O Concurso Literário tem como objetivo ampliar os conhecimentos sobre o importante fato histórico nacional pró República, realizado na cidade ituana em 18 de abril de 1873.

Os trabalhos

Cada texto deverá ter no mínimo uma e no máximo três laudas, ser inédito, ser digitado em papel A4, fonte Arial em tamanho 12, espaço 1,5, em 2 (duas) vias, contendo apenas o título e o pseudônimo, ser colocado em envelope tamanho A4, juntamente com uma cópia gravada em CD.

A Acadil pede que não seja colocado o nome verdadeiro para garantir a imparcialidade na avaliação. Dentro desse envelope maior, contendo o texto concorrente, deverá ser colocado envelope menor, lacrado, contendo o nome completo, endereço completo, telefone(s), e-mail (opcional), nome da escola, série escolar e assinatura.

Os textos inscritos deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 30 de setembro de 2014 na Editora Ottoni, rua Garcia Moreno 55, Centro, CEP 13300 095, Itu/SP. Se a opção for enviar pelo Correio, deverá ser via SEDEX ou CARTA REGISTRADA, postada até a data do prazo final previsto neste Edital.

A Academia Ituana de Letras designará Comissão própria, que se encarregará da análise dos trabalhos apresentados, à qual é reservado o direito de excluir qualquer texto que julgar não condizente com os objetivos do Concurso.

Premiação


Serão selecionados três trabalhos para classificação dos Primeiro, Segundo e Terceiro colocados, respectivamente. Os autores dos textos selecionados deverão assinar declaração expressa de que a obra é cedida gratuitamente, bem como os direitos a ela vinculados e que não possui a mesma, nenhum impedimento no sentido de publicação ou divulgação.

A solenidade de premiação será realizada pela Academia Ituana de Letras e pelo Museu Republicano “Convenção de Itu”, no Centro de Estudos do Museu Republicano da Universidade de São Paulo, na rua Barão do Itaim, 140, Centro - Itu/SP, no dia 8 de novembro de 2014, às 10 horas, os autores dos textos selecionados serão aquinhoados com prêmios oferecidos pelos Patrocinadores do “Concurso Convenção de Itu”.

Comentários