Cultura

Publicado: Segunda-feira, 28 de abril de 2014

Acadil promove II Concurso Literário "A Convenção de Itu"

Inscrições ocorrem até o dia 7 de junho.

Crédito: Imagem ilustrativa/Internet Acadil promove II Concurso Literário "A Convenção de Itu"
Concurso literário tem a "Convenção de Itu" como tema

Em celebração a Semana da Convenção de Itu 2014, a Academia Ituana de Letras (Acadil) lançou no dia 14 de abril o II Concurso Literário “A Convenção de Itu”, voltado aos estudantes do Ensino Fundamental das escolas da cidade.

As inscrições, que já podem ser feitas, se encerram no dia 7 de junho. A divulgação dos selecionados ocorrerá no dia 9 de agosto.

O objetivo do concurso é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a “Convenção de Itu”, importantíssimo fato histórico nacional pró República, realizado na cidade em 18 de abril de 1873.

Os trabalhos

Os trabalhos devem ser individuais e cada participante deverá inscrever um só texto. Cada texto deverá ter no mínimo uma e no máximo duas laudas, ser inédito, ser digitado em papel A4, fonte Arial em tamanho 12, espaço 1,5, em 2 (duas) vias, contendo apenas o título e o pseudônimo, ser colocado em envelope tamanho A4 juntamente com uma cópia gravada em CD.

A Acadil pede que não seja colocado o nome verdadeiro para garantir a imparcialidade na avaliação. Dentro desse envelope maior, contendo o texto concorrente, deverá ser colocado envelope menor, lacrado, contendo o nome completo, endereço completo, telefone(s), e-mail e assinatura.

Os textos inscritos deverão ser entregues impreterivelmente até o dia 7 de junho de 2014 na Editora Ottoni, localizada na rua Garcia Moreno, 55, Centro, CEP 13300-095, Itu/SP. Se a opção for enviar pelo Correio, deverá ser via Sedex ou Carta Registrada, postada até a data do prazo final previsto no edital.

A premiação

Serão selecionados três trabalhos para classificação do Primeiro, Segundo e Terceiro colocados, respectivamente. Os autores dos textos selecionados deverão assinar declaração expressa de que a obra é cedida gratuitamente, bem como os direitos a ela vinculados e não possuindo, a mesma, nenhum impedimento no sentido de publicação ou divulgação pela Academia Ituana de Letras (Acadil).

A solenidade de premiação será realizada pela Acadil e pelo Museu Republicano “Convenção de Itu” no dia 9 de agosto, às 10 horas, no Centro de Estudos do Museu Republicano da Universidade de São Paulo, localizado na rua Barão do Itaim, 140, Centro, Itu/SP. Na oportunidade, os autores dos textos selecionados serão aquinhoados com prêmios oferecidos pelos patrocinadores do concurso.

Comentários