Cultura

Publicado: Quarta-feira, 27 de abril de 2016

Acadil lança edital do Concurso Literário "Convenção de Itu" 2016

Competição é voltada aos estudantes do Ensino Médio.

Crédito: Imagem ilustrativa/Internet Acadil lança edital do Concurso Literário "Convenção de Itu" 2016
Concurso literário tem a "Convenção de Itu" como tema

Em celebração a Semana da Convenção de Itu, a Academia Ituana de Letras (Acadil) lançou no dia 16 de abril o edital para o Concurso Literário “A Convenção de Itu” 2016, voltado aos estudantes do Ensino Médio das escolas da cidade.

As inscrições, que já podem ser feitas, se encerram no dia 31 de agosto. A divulgação dos selecionados ocorrerá na primeira quinzena de novembro.

O objetivo do concurso é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a “Convenção de Itu”, importantíssimo fato histórico nacional pró República, realizado na cidade em 18 de abril de 1873.

Os trabalhos

Os trabalhos devem ser individuais e cada participante deverá inscrever um só texto. Cada texto deverá ter no mínimo uma e no máximo duas laudas, ser inédito, ser digitado em papel A4, fonte Arial em tamanho 12, espaço 1,5, em 2 (duas) vias, contendo apenas o título e o pseudônimo, ser colocado em envelope tamanho A4 juntamente com uma cópia gravada em CD.

A Acadil pede que não seja colocado o nome verdadeiro para garantir a imparcialidade na avaliação. Dentro desse envelope maior, contendo o texto concorrente, deverá ser colocado envelope menor, lacrado, contendo o nome completo, endereço completo, telefone(s), e-mail e assinatura.

Os textos inscritos deverão ser enviados pelo Correio, via Sedex ou Carta Registrada, postada até a data do prazo final previsto neste Edital (31 de agosto de 2016), para o seguinte endereço: Rua Floriano Peixoto, 480, Centro – Itu/SP – CEP:13.300-005.

A Academia Ituana de Letras designará Comissão própria, que se encarregará da análise dos trabalhos apresentados, à qual é reservado o direito de excluir qualquer texto que julgar não condizente com os objetivos do Concurso.

A premiação

Serão selecionados três trabalhos para classificação do Primeiro, Segundo e Terceiro colocados, respectivamente. Os autores dos textos selecionados deverão assinar declaração expressa de que a obra é cedida gratuitamente, bem como os direitos a ela vinculados e não possuindo, a mesma, nenhum impedimento no sentido de publicação ou divulgação.

A solenidade de premiação será realizada pela Acadil e pelo Museu Republicano “Convenção de Itu”, no Centro de Estudos do Museu localizado na rua Barão do Itaim, nº 140, Centro, Itu/SP, dentro das comemorações da Semana da República. Os autores dos textos selecionados serão aquinhoados com prêmios oferecidos pelos patrocinadores do Concurso.

Comentários