Cultura

Publicado: Terça-feira, 13 de novembro de 2018

Acadil encerra suas atividades deste ano com eventos

Programa prevê lançamento de publicações e homenagens.

A Academia Ituana de Letras (Acadil) encerra sua programação anual de 2018 com eventos culturais e lançamento de publicações. No dia 23 de novembro (sexta-feira), às 19h30, ocorrerá uma Sessão Solene no auditório do Sincomércio (Rua Maestro José Vitório, 137), quando será entregue a Medalha da Solidariedade ao Lar Escola Santo Inácio. A honraria, criada em 2007, no centenário de nascimento do Dr. Ermelindo Maffei, homenageia instituições ituanas dedicadas à ação social. Em 2018, após votação entre os acadêmicos, o Santo Inácio, que acaba de completar 75 anos de atividade ininterrupta junto a crianças de baixa renda, foi o escolhido. Falará sobre a instituição a acadêmica Ana Luiza Savioli.

Na mesma sessão haverá o lançamento do livro “Reflexões e práticas docentes”, organizado pelo acadêmico Rubens Pantano Filho, que reúne 23 artigos sobre atividades de docência nas mais diversas áreas do conhecimento compartilhadas de maneira a colaborar no exercício da vida acadêmica de professores e alunos.

O encerramento do evento se dará com o lançamento do volume 20 da Revista da Acadil, publicação anual que reúne trabalhos dos acadêmicos, além da transcrição de discursos e efemérides. A publicação traz todo o material produzido durante o Jubileu de Prata da Academia. A publicação será apresentada pelo acadêmico Antonio Rafael Fabbri de Almeida Júnior.

No dia 24 de novembro (sábado), às 10h, reunidos na Praça Duque de Caxias, os acadêmicos lembrarão a figura notável do advogado Dr. Ermelindo Maffei (1907 – 1993), ligado às causas sociais, que marcou sua trajetória pela solidariedade com operários e menos favorecidos. O evento acontecerá junto ao Marco com sua efígie. Na ocasião fará uso da palavra a acadêmica Anicleide Zequini.

A Academia Ituana de Letras (ACADIL) é uma associação de escritores fundada em 1992, composta de trinta e duas Cadeiras, cujos patronos foram escritores ligados à literatura ituana. Os seus membros se dedicam ao estudo e produção literária nas diversas linguagens e interesses à cultura em geral. 

Comentários