Cultura

Publicado: Segunda-feira, 13 de novembro de 2017

ACADIL comemora Jubileu de Prata de sua instalação nessa sexta-feira

Haverá entrega da Medalha Dr. Ermelindo Maffei.

Na próxima sexta-feira, dia 17 de novembro, a partir das 19h30, a Academia Ituana de Letras  (ACADIL) celebra o Jubileu de Prata de sua instalação com uma sessão solene no mesmo local do evento há vinte e cinco anos: o Círculo Ítalo-brasileiro Dante Alighieri.

Além de celebrar a efeméride, a Academia criará as suas oito últimas cadeiras, que serão abertas à participação de escritores que venham compor o quadro de Acadêmicos. Ao todo serão quarenta as Cadeiras. Os novos patronos são oito escritores ituanos ou ligados a Itu, já falecidos, cujas biografias merecem ser lembradas e suas obras estudadas.

Os novos patronos são: Prof. Arlindo Veiga dos Santos, intelectual negro, poeta e líder político brasileiro; Capitão Bento Dias Pacheco: poeta de grande erudição; Dr. Augusto Cesar de Barros Cruz: advogado, escritor e editor; Mons. Ezequias Galvão da Fontoura: escritor, professor de Direito Canônico; Maria José de Toledo Piza: professora, historiadora; Nelson Werneck Sodré: historiador e pensador brasileiro; Octávio Ianni: sociólogo, pesquisador, um dos grandes pensadores brasileiros; Padre Raphael Maria Galanti: historiador jesuíta, autor de uma de obra didática sobre a história do Brasil.

Na mesma sessão solene será feita a entrega da Medalha de Mérito Dr. Ermelindo Maffei, cujo tema é a solidariedade. A entidade escolhida para 2017 é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que completa 50 anos de extraordinário trabalho em Itu.

O Dr. Ermelindo Maffei (1907 – 1993) foi um advogado ituano cuja existência pautou-se na luta pela dignidade dos pobres, pelos direitos dos trabalhadores. Desde 2008 a honraria é entregue a entidades ituanas que se destacam no trabalho social voltado à comunidade.

O evento, que é aberto ao público, será realizado no Círculo Ítalo-brasileiro Dante Alighieri, à Rua Floriano Peixoto, 1386, no Centro de Itu/SP e contará com a participação do violonista José Tatangelo.

A ACADIL é uma associação de escritores que reúne trinta e dois membros. Todos se dedicam à produção literária e estudos sobre a Língua Portuguesa e Literatura em geral. 

Comentários