Cultura

Publicado: Segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Acadêmico Inaldo Lepsch lança segundo livro de memórias

Evento inicia as atividades da Acadil em 2017.

A Academia Ituana de Letras (Acadil) inicia as suas atividades em 2017 com o lançamento de um livro de memórias do acadêmico Inaldo Lepsch, intitulado “O Bondinho de Piracicaba – Novas Memórias”, continuação do primeiro da série, publicado em 2013. O evento será no dia 21 de janeiro (sábado), às 16 horas, no auditório do Sincomércio.

Este é o sétimo livro publicado pelo escritor. Descendente de antigas famílias ituanas, uma das grandes contribuições de Lepsch para a história de Itu é a pesquisa genealógica, parte dela publicada no livro “Camargos e Penteados”.

Além de genealogista, Inaldo se dedica à pesquisa sobre figuras que se destacaram na história de Itu e do Estado de São Paulo, como o Barão de Itaim e o Padre Bartolomeu de Gusmão. Estudou e publicou também sobre a história de instituições locais, como o Asilo de Mendicidade Nossa Senhora Candelária e o Conventinho, cujo texto, escrito pelo cronista Francisco Nardy Filho, Lepsch teve o trabalho de transcrever com minuciosas notas complementares.

Ao completar oitenta anos, Inaldo Lepsch traz à luz novas memórias de sua trajetória, incluindo as atividades como vereador à Câmara Municipal de Itu, além de tratar de figuras históricas com quem conviveu. Traz também o cotidiano da vida em Piracicaba, Itu e São Paulo, detalhes que ficaram marcados na memória do autor.

O acadêmico Inaldo Lepsch é membro da Academia Ituana de Letras desde 1999, ocupando a Cadeira Nº 26, que tem por patrono o historiador Afonso D’Escragnolle Taunay.

O auditório do Sincomércio está localizado na rua Maestro José Victório, 137, Centro - Itu/SP. A ocasião é especial para a família, pois lembra a data de nascimento da mãe do autor, a compositora ituana Ignês Ribeiro Lepsch.

Comentários